Saúde

Remédios contra ansiedade em gatos

Escrito por moira clune | Traduzido por claudio silva
Remédios contra ansiedade em gatos

Os gatos são sensíveis às mudanças na rotina

beriliu: sxc.hu

Os gatos sofrem de estresse por vários motivos. Modificações na rotina da casa, tédio, mudança de residência, doença — muitas das coisas que mantêm você acordado à noite também perturbam o gato. Os felinos ansiosos podem adoecer e tornarem-se destrutivos ou agressivos, mas felizmente há medicações e tratamentos disponíveis. Com tempo, paciência e — quando necessário — auxílio medicamentoso, o animal aprenderá a superar o problema e ficará melhor.

Outras pessoas estão lendo

Buspar

O buspar (buspirona), que é um antidepressivo para humanos, tem sido usado em gatos com problemas comportamentais, principalmente aqueles com problemas de urinar e defecar em locais não apropriados. Problemas na bexiga e no trato urinário podem fazer com que o gato urine fora da caixa de areia, mas às vezes eles agem assim para marcar o território. Para diferenciar os problemas médicos dos comportamentais, o animal deve fazer um exame para detectar se está com problemas na bexiga ou infecção no trato urinário.

Clomicalm

O clomicalm é um antidepressivo aprovado para o uso em humanos e cachorros. Nos cães ele é usado no tratamento da ansiedade de separação grave, mas em gatos, ele é usado para tratar distúrbios de agressividade e quando ele se lambe obsessivamente, sendo esses sintomas comuns de estresse e ansiedade. O clomicalm pode causar sonolência, desidratação e constipação; monitore o gato atentamente para esses sintomas.

Prozac

O prozac é utilizado para tratar a marcação de território, agressividade, depressão e distúrbios obsessivo-compulsivos. Ele também é útil no tratamento de animais assustados ou nos gatos selvagens em fase de domesticação. Seus efeitos colaterais incluem sonolência e perda de apetite. O prozac reduz o comportamento de marcação de território em virtualmente todos os gatos indo de 90 a 100 por cento.

Homeopatia e ervas

O uso das essências dos florais de Bach, assim como certas ervas, é recomendado, pois eles possuem propriedades ansiolíticas. O remédio emergencial, que é o composto mais popular dos florais de Bach, acalma os animais nervosos. Tanto a valeriana, que tem um efeito calmante, quanto a kava-kava que possui ação sedativa leve, promovem o alívio da ansiedade e o relaxamento muscular.

Os feromônios

Os feromônios, substâncias químicas que ajudam os gatos a se comunicarem uns com os outros, podem ser sintetizados e usados para acalmar animais ansiosos. Foi demonstrado em um estudo — em que gatos foram expostos a um ambiente moderadamente estressante similar ao confinamento em um hospital veterinário — que os animais expostos aos ferormônios exibiram mais episódios de comportamentos felinos típicos durante o período do estudo, como deitar na gaiola, sentar-se, lamber-se e comer.

Redução do estresse

Tédio e inatividade podem causar estresse em gatos mantidos em casa. Acredita-se que a doença do trato urinário inferior dos felinos (DTUIF), um conjunto de sintomas de doenças do trato urinário que só afeta os animais que vivem em casa, esteja relacionado ao estresse causado pelo confinamento. Para combater o tédio, incentive o gato dando-lhe brinquedos, janelas de onde ele possa observar o lado de fora da casa, postes de escalada e arranhadores e, se possível, uma companhia.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media