Mais
×

Remédios para dentes infeccionados

Atualizado em 17 abril, 2017

Dentes podem infeccionar como qualquer outra parte do corpo humano. Infecções dentárias são conhecidas como abcessos e podem ser dolorosas e até perigosas. É importante cuidar dos seus dentes tanto quanto do resto do corpo. Se você tem uma infecção em um dente, ela pode se espalhar e causar problemas em outro lugar. Existem algumas maneiras de tratar dentes infeccionados: algumas são remédios caseiros e, outras, medicamentos que um médico pode prescrever.

Um sorriso saudável é importante (Digital Vision/Digital Vision/Getty Images)

Prescrições

Seja sua infecção causada por cáries ou quebras do dente, você deve procurar um dentista. Seu médico talvez precise fazer um raio-X para ver exatamente onde a infecção está, o quão forte é e o que a causou. Prescrever antibióticos é um tratamento comum para uma situação dessas: eles ajudarão a matar a bactéria que está causando a infecção, assim como prevenir que ela se espalhe para outros dentes ou para a corrente sanguínea. Quando o esmalte está quebrado ou lascado, permite que bactérias penetrem até o tecido pulpar ou centro do dente. A infecção pode, então, alcançar a raiz, o osso que suporta o dente e as gengivas. Em alguns casos, se deixadas sem tratamento, as infecções podem se espalhar para órgãos vitais. Antibióticos podem matar as bactérias que as causam e, então, o abcesso pode ser curado. Se o seu abcesso não sarar em um período razoável de tempo, seu dentista talvez precise mudar os antibióticos ou investigar mais para ver se outros problemas precisam ser tratados.

Ervas

A infusão X-Ceptic é uma combinação de ingredientes naturais usada para ajudar a aliviar a dor de dente e parar a infecção. Pode ser usada para gargarejar ou como enxaguante bucal para infecções dentárias e da garganta. Os ingredientes são: casca de carvalho, selo de ouro, goma de mirra, confrei, alho e pimenta caiena. Esse remédio funciona no corpo interna e externamente. Outro remédio é o uso de dentes de alho. Coloque um diretamente no dente para ajudar a aliviar a dor. Alho é considerado um antibiótico natural. Se você prefere em cápsulas, pode tomar 3 ou 4 de 300 mg diariamente por cinco dias. Você também deve incluir vitamina C no tratamento, tomando 1.000 mg três vez ao dia por três dias. Isso pode ajudar a limpar a infecção. Raspas de gengibre colocadas diretamente no dente também podem ajudá-lo a se livrar desse problema.

Remédios caseiros

Sabe-se que remédios caseiros ajudam na infecção dentária. Um desses, utilizado para tratar um abcesso, é um saquinho seco de chá. Coloque-o dentro da bochecha próximo ao dente afetado. Você deve deixá-lo por algumas horas, o que ajudará a atrair a infecção para fora. Também é possível usar uma bolsinha de chá molhada e colocá-la diretamente no dente infeccionado. É recomendado colocá-la primeiro no freezer por um tempo para esfriar, o que ajudará a aliviar a dor. Outro remédio caseiro útil é fazer um pacote de goma em volta do dente usando sal e bicarbonato de sódio. Faça uma mistura de metade bicarbonato de sódio e metade sal e mergulhe uma bolinha de algodão molhada. Coloque o algodão entre a bochecha e o dente infeccionado. Mantenha-o por várias horas e repita o processo várias vezes ao dia. Entre os tratamentos, use água oxigenada 1,5 % como enxaguante bucal. Isso ajudará a desinfectar a área inflamada. Se não tiver, experimente usar óleo de malaleuca misturado à água ou extrato da semente de toranja, que são ambos antibióticos naturais.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article