Remédios para doenças estomacais em animais de estimação

Escrito por alexis writing | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Remédios para doenças estomacais em animais de estimação
Animais de estimação podem desenvolver vários problemas estomacais (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Vários animais de estimação são conhecidos por comer coisas que não deviam, o que pode causar problemas de estômago. Enquanto algumas doenças podem ser simples, como uma irritação estomacal que dure apenas 24h, outras podem precisar de mais atenção e cuidados médicos. Há vários remédios disponíveis que podem ajudar a diminuir a dor ou eliminar as doenças do trato digestivo de seu animal. É importante saber quais remédios aplicar para doenças específicas para não causar ainda mais danos ao seu animal de estimação. Lembre-se de procurar um veterinário se problemas aparecerem, para assegurar o bem-estar do seu animal.

Outras pessoas estão lendo

Quando usar remédios para problemas de estômago em animais de estimação

É importante que você, dono do animal de estimação, note os sinais de que a saúde de seu animal de estimação não vai bem. Um sintoma simples que sinaliza problemas estomacais em cães é que eles vão para rua comer grama. Isso ajuda a induzir o vômito, o que faz com que a dor cesse. Pode ser uma solução rápida, mas observe se o cão faz isso com frequência. Vômitos frequentes podem ser um sinal de maiores danos ao estômago ou sistema digestivo, e o ácido gástrico produzido no estômago pode causar lesões extremas ao esôfago. Diarreia também é um sintoma comum de que o animal está com dor de estômago ou outra doença, tanto para cães quanto para gatos e outros animais domésticos.

Medicações veterinárias para dores de estômago

Para uma simples dor de barriga, os mesmos remédios usados para tratar humanos são utilizados para os animais de estimação. Essas medicações reduzem a inflamação no estômago ou eliminam a dor. Relata-se que donos de animais que usam pequenas doses de pepto bismol reduziram a irritação estomacal em cães e gatos. Por outro lado, especialistas da Encyclopedia of Dog Health and Care recomendam o uso de Kaopectate, desde que se ajuste a dosagem recomendada para seres humanos. Entretanto, a aspirina nunca deve ser dada a um animal doméstico, pois o acetaminofeno presente nela pode causar problemas fatais no fígado e no sangue. Nem todo remédio humano pode ser usado, então o melhor é consultar o veterinário antes de tentar tratar seu animal em casa.

Remédios para animais com úlceras

Animais com úlceras necessitam de um tipo completamente diferente de medicação para ajudar a reduzir a dor. Um dos melhores remédios disponíveis para úlceras é o sucralfato. O sucralfato, ou carafate, é uma droga especificamente desenvolvida para tratar úlceras intestinais e gástricas em animais domésticos, incluindo cães e gatos. O sucralfato forma uma reação química com os sucos gástricos do animal (que são mais ácidos que os humanos). Como resultado, é formada uma espessa camada ao redor da úlcera, o que reduz os sintomas e a irritação.

Remédios naturais para cães com úlceras incluem a raiz de alcaçuz, ulmus rubra, aloe vera (babosa) e alfafa. Esses remédios naturais podem ajudar a reduzir a dor e a inflamação; entretanto, existe pouca evidência de que eles podem eliminar a úlcera.

Remédios veterinários naturais para problemas de estômago

Um produto popular que atua como remédio natural para irritações estomacais em cães é o Active Manuka Honey. Além disso, seus criadores afirmam que o produto também mata a bactéria Helicobacter Pylori, que, acredita-se, é a causa das úlceras pépticas em animais e humanos, adquirida através de água contaminada. O Active Manuka Honey também pode ser usada como um preventivo dado aos animais antes de cada refeição. Gingko também pode ser usado, pois tem um efeito similar, já que possui as substâncias encontradas na grama natural, e que levam os animais a vomitar. O gingko reduz a dor e também ajuda a diminuir as ânsias de vômito e a inflamação, acalmando o estômago.

Efeitos colaterais de remédios veterinários para problemas estomacais

O risco de efeitos colaterais varia de acordo com o tipo de medicação usada. Drogas anti-inflamatórias que não sejam esteroides são excelentes para reduzir a dor e eliminar inflamação estomacal em animais domésticos; entretanto, eles podem causar vários efeitos colaterais, como sangramento gastrointestinal, úlceras, perfurações, lesões renais e problemas no sangue e no fígado.

Efeitos colaterais menores relacionados ao uso do sucralfato e do kaopectato incluem vômitos, perda de apetite, depressão, letargia e diarreia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível