Remédios para doenças hepáticas caninas

Escrito por lori gordon | Traduzido por aline ferreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Remédios para doenças hepáticas caninas
O tratamento para doenças de fígado caninas depende de sua causa e severidade (dogs image by Anton Chernenko from Fotolia.com)

O fígado é um órgão importante para a saúde de todo o corpo. Suas funções incluem estocar glicogênio, sintetizar a proteína do plasma e a desintoxicação da corrente sanguínea. O tratamento para doenças de fígado caninas varia de acordo com a causa, sintoma e severidade, e geralmente é de suporte, tratando os sintomas ao invés de curar a doença. Como o fígado está envolvido no metabolismo da maioria dos medicamentos, qualquer remédio usado para o tratamento da doença de fígado canina tem que ser cuidadosamente administrado e monitorado por um médico veterinário.

Outras pessoas estão lendo

Tratamento com fluidos

Os fluidos são comumente usados no tratamento da doença de fígado canina para combater a desidratação que normalmente ocorre e para manter o equilíbrio eletrolítico do cão. Eles podem administrados em injeções subcutâneas ou intravenosas, dependendo da extensão da desidratação e da condição do cachorro.

Remédios para doenças hepáticas caninas
Os fluidos podem administrados em injeções subcutâneas ou intravenosas (drip and wholesome drops image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)

Tratamentos com antibióticos

Antibióticos são usados para doenças caninas causadas por infecção ou em casos em que o veterinário está preocupado com o risco de infecções secundárias. Alguns dos antibióticos comuns usados para tratar estas doenças são penicilina, amoxicilina, cefalexina, enrofloxacina e metronidazol.

Remédios para doenças hepáticas caninas
Antibióticos são usados para combater infecções secundárias (pills image by Zbigniew Nowak from Fotolia.com)

Tratamento com corticosteroides

Corticosteroides são usados para o tratamento da doença de fígado canina causada por um problema imune ou por uma hepatite crônica, para controlar inflamações e diminuir a fibrose. Eles geralmente são usados em doses crescentes que são diminuídas ao longo do tempo. Além de diminuir a inflamação, o corticosteroide pode ajudar o animal a se sentir melhor e pode auxiliar no aumento do apetite.

Remédios para doenças hepáticas caninas
O tratamento com corticosteroide pode ajudar o animal a se sentir melhor e aumentar seu apetite (Dog with Treat image by T^i^ from Fotolia.com)

Tratamento com azatioprina

Azatioprina é uma medicação que suprime o sistema imunológico e deve ser usada se a doença for causada por problemas de imunidade. Ela pode ser usada em conjunto com o corticosteroide.

Remédios para doenças hepáticas caninas
A azatioprina pode ser usada em conjunto com os esteroides para o tratamento da doença de fígado canina (pills image by Bradlee Mauer from Fotolia.com)

Tratamento com diuréticos

Os cães com doença de fígado frequentemente sentem ascite, que é um acúmulo de fluido no abdômen. Este fluido pode pressionar o diafragma, dificultando a respiração destes animais. A furosimida (Lasix) é uma medicação comum para tratar a ascite.

Remédios para doenças hepáticas caninas
Fluido no abdômen pode dificultar a respiração dos cães (dog image by Piotr Markowski from Fotolia.com)

Tratamento para controlar a náusea

Muitos cães com doença de fígado têm problemas gastrointestinais como náusea e vômito, ou podem desenvolver úlceras gastrointestinais. Medicamentos comuns usados neste casos podem incluir sucralfato e cimetidina.

Remédios para doenças hepáticas caninas
Cães com doença de fígado podem ter náusea e vômito (Dog image by Jan Zajc from Fotolia.com)

Tratamento com vitaminas

A doença hepática canina pode causar hemorragias em cães, por isso, alguns veterinários irão usar suplementos de vitamina K para ajudar a controlar o sangramento. A vitamina E é um outro suplemento vitamínico comum usado em doenças do fígado canino por causa de suas propriedades antioxidantes.

Remédios para doenças hepáticas caninas
Suplementos vitamínicos podem ajudar os cães com doenças hepáticas (vitamin capsules image by Edsweb from Fotolia.com)

Tratamentos homeopáticos

Existem vários remédios homeopáticos que estão sendo usados no tratamento da doença hepática canina. Antioxidantes como o cardo mariano, facilitadores digestivos como a bardana e celidônia grande e purificadores / limpadores do sistema, como kalium muriaticum e sulfato sódico, são os suplementos herbais comumente utilizados. Todos os suplementos adicionais devem ser usados ​​somente sob a supervisão de seu veterinário.

Remédios para doenças hepáticas caninas
O cardo mariano tem propriedades antioxidantes (Bee at flower image by barv from Fotolia.com)

Outras opções de tratamento

Dependendo da causa e dos sintomas, redutores de ácidos biliares, como Ursodiol, redutores do nível de amônia, como a lactulose, medicamentos de redução de cobre, como o zinco, antioxidantes / anti-inflamatórios, como S-adenosil-L-metionina (SAMe) e mudanças na dieta do animal também podem ser prescritos pelo seu veterinário.

Remédios para doenças hepáticas caninas
Seu veterinário pode prescrever mudanças na dieta, se seu animal tiver doença hepática (dogs in the grass image by Lars Christensen from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível