Que remédios gratuitos para dor podem ser dados para cachorros?

Escrito por rena sherwood | Traduzido por fernando prezotto
Que remédios gratuitos para dor podem ser dados para cachorros?
Aspirinas podem causar dores de estômago em cães (Image by Flickr.com, courtesy of Jose Roberto V. Moraes)

A maioria dos remédios gratuitos feitos para seres humanos são venenosos para cães. O único que mostrou ajudar cachorros foi a aspirina (ácido acetilsalicílico). Um veterinário deve ser contatado antes de dar aspirina a um cão.

Tipos

Aspirinas vêm em vários tipos. De acordo com Mike Richards, aspirinas DVM, com revestimento entérico não devem ser dadas para cães porque eles não digerem o revestimento.

Dosagem

"O livro de bolso do dono de cães veterinário" (do inglês, "Dog Owner's Home Veterinary Handbook", de Debra M. Eldredge (DVM, et al.; 2007) recomenda uma dosagem entre 2 a 5 miligramas para cada quilo que ele pesa, dada uma ou duas vezes ao dia.

Considerações

O livro guia de pílulas sobre medicamentos para seu cachorro e gato (em inglês "The Pill Book Guide to Medication for Your Dog and Cat", por Kate A.W. Roby, VDM, et al.; 1998) recomenda dar comida junto com as aspirinas para cachorros, porque cães que as tomam de estômago vazio frequentemente vomitam o remédio.

Cuidado

Aspirinas podem afinar o sangue do cão. Por isso, cães que fizeram uma cirurgia em uma semana ou menos não devem tomar aspirinas.

Aviso

Outros remédios para dor gratuitos, como ibuprofeno, naproxeno e acetaminofen podem matar um cachorro. Se o cão comer esses medicamentos, entre em contato com um veterinário ou o Centro de Controle de Envenenamento Animal mais próximo imediatamente.