Remédios naturais para nariz entupido em cachorros

Escrito por susan paretts Google | Traduzido por luiza g. brando
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Remédios naturais para nariz entupido em cachorros
Dê alívio ao nariz entupido do cachorro com remédios naturais (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Se o seu cachorro ficar resfriado ou com alguma alergia, ele irá espirrar e sofrer com o nariz entupido. Aos primeiros sinais de espirros, arquejos ou corrimentos nasais, o que indica congestão, leve o cão ao veterinário para determinar a causa médica subjacente. Trate a enfermidade e utilize remédios naturais para amenizar os sintomas da congestão nasal.

Outras pessoas estão lendo

Umidade

Para aliviar o nariz entupido do seu cachorro, mantenha as cavidades nasais hidratadas, com um umidificador em casa. Deixe o cão dentro de casa o máximo possível, principalmente durante os meses mais secos no inverno. Acabe com a fleuma e o muco no nariz do cachorro ao expô-lo ao ar úmido e morno, com o uso de um vaporizador próximo à cama dele. Outra opção, recomendada pelo livro Joey Green's Amazing Pet Cures, é colocá-lo no banheiro quando você for tomar banho, para que o cão possa respirar o vapor durante 10 ou 15 minutos e a congestão vá embora.

Desconforto

O nariz do seu cachorro pode ficar seco e incômodo por causa das patadas constantes e do corrimento encrostado. Limpe o corrimento com um lenço umedecido com água morna. O livro The Natural Remedy Book For Dogs And Cats recomenda fazer uma solução salina para o cachorro, com meio copo de água fervente e um oitavo de colher de chá de sal marinho. Acrescente quatro gotas de extrato de hidraste, assim que a solução tiver esfriado até ficar morna ao toque. Utilize um conta-gotas para colocar três gotas da solução morna em cada narina, para aliviar a congestão, matar os vírus e reduzir os tecidos irritados e inchados no nariz.

Alimentação

Para prevenir a desidratação, dê ao cachorro um pouco de caldo de galinha ou carne, morno e com pouco sódio, para ele comer. Se o cão não estiver se alimentando direito, porque a congestão bloqueia o olfato, acrescente o caldo à ração seca ou enlatada, para encorajá-lo a comer. Alimente-o com comida enlatada, aquecida por alguns segundos no micro-ondas, para acentuar o aroma da comida e estimular o olfato comprometido do cachorro. Se for fazer o caldo por conta própria, não utilize cebola nem alho, pois, de acordo com o site Vetinfo, eles são tóxicos para os cachorros.

Avisos

Durante o tratamento de um simples resfriado ou uma alergia, você pode providenciar alguns alívios sintomáticos para a congestão nasal do cachorro ao manter o nariz dele hidratado com um pouco de vaselina ou óleo vegetal. Se observar que ele está espirrando continuamente, ou notar uma mucosa descolorida em torno do nariz dele, leve-o ao veterinário para obter um diagnóstico preciso. A congestão nasal é apenas um sintoma de um possível vírus, alergia, corpo estranho no nariz, tumor, infecção ou até mesmo insuficiência cardíaca congestiva, de acordo com o site Vetinfo. Se não forem tratadas, essas enfermidades podem resultar em infecções secundárias sérias, febre, letargia e até morte.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível