Remédios naturais: usando alho e limão para reduzir o colesterol

Escrito por angeline oppenheimer | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Remédios naturais: usando alho e limão para reduzir o colesterol
O suco do limão pode ser incluído em sua dieta facilmente para ajudar a diminuir os níveis de colesterol (Limão image by Luiz from Fotolia.com)

Se o seu colesterol total é de 200 mg/dL ou mais, e seu colesterol ruim (LDL) é de 130 mg/dL ou mais, você possui níveis de colesterol aumentados. Essa condição pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, infarto, doença vascular periférica (doença dos vasos sanguíneos do coração e cérebro), diabetes tipo 2 e pressão alta, de acordo com a clínica Cleveland (Estados Unidos). Com tantos riscos à saúde, é aconselhável reduzir seu colesterol. Pesquisas mostraram que alho e limão podem diminuir significantemente o colesterol.

Outras pessoas estão lendo

Alho

O alho tem um longo histórico de uso medicinal. O grego fundador da farmácia moderna, Dioscorides, usou alho para tratar mordidas de cães raivosos, picadas de cobra, infecções, bronquite, tosse, artérias obstruídas e até mesmo lepra. Em um estudo publicado no Jornal Americano de Nutrição Clínica, pesquisadores descobriram que pacientes portadores de doenças cardíacas que tomaram uma dose diária de óleo de alho, por dez meses, tiveram uma redução estável do colesterol ruim e um aumento estável do bom colesterol (HDL).

O segredo do alho é o ingrediente ativo - alicina, também encontrada em cebolas, alho-poró e chalotas. A alicina tem a habilidade de bloquear enzimas sulfidrilas, que têm um papel significante em sintetizar o colesterol no corpo.

Usos do alho

O alho pode ser frito ou usado em marinadas, molhos e assados - em salmoura ou espremido. Use-o picado ou fatiado para marinar carnes, peixes ou frutos do mar. Ele é bom também em sopas e saladas. Adicione alho cru ao macarrão e batatas assadas.

De acordo com uma reportagem do "Jornal de Agricultura e Química Alimentar", o alho fresco espremido possui mais efeitos benéficos ao coração do que o alho seco. Quando o alho é espremido, sulfeto de hidrogênio é liberado, e esses mensageiros químicos relaxam as veias, permitindo que mais sangue passe por elas.

Limões

Limões possuem altos níveis de vitamina C. Quatro colheres de sopa de suco de limão irão lhe fornecer metade da vitamina C que você precisa em um dia. A vitamina C é um antioxidante poderoso e diminuirá as chances do colesterol se prender às paredes arteriais, segundo o "Reader´s Digest". Limões também possuem limoneno, um composto que previne naturalmente as doenças e ajuda a diminuir o colesterol. Além disso, os altos níveis de potássio ajudam a controlar a pressão alta, aliviar náuseas e tonturas e melhoram a mente e o corpo.

Usos do limão

Limões são versáteis e podem ser facilmente adicionados à comida para fornecer um sabor cítrico refrescante. Use suco de limão, em vez de vinagre, em temperos para saladas. Use-o para marinar carnes, peixes ou frutos do mar e acrescente-o em sanduíches como tempero. Água gaseificada com suco de limão é uma bebida refrescante. Esprema suco de limão em vegetais, macarrão, pratos de arroz, sopas e ensopados, em vez de sal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível