×
Loading ...

Como remendar cimento

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Com o tempo, calçadas, passarelas e outros pisos de concreto podem se tornar desgastados, rachados e danificados. Danos em demasia podem fazer com que os pisos de concreto se enfraqueçam estruturalmente. Dependendo do tipo de rachadura ou buraco que encontrar, pode-se reparar a aparência e integridade do concreto.

Instruções

Danos em demasia podem fazer com que os pisos de concreto se enfraqueçam estruturalmente (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Prepare a região que será remendada ao limpar e remover todo o concreto e a sujeira. Umedeça a área minuciosamente antes de aplicar o remendo.

    Loading...
  2. Crie uma pasta de cimento para reparar rachaduras finas e pequenos buracos. Faça um material para rebocos misturando cimento e água, ou usando um composto de remendos de concreto pré-fabricados. Aplique a massa na rachadura com uma espátula e coloque o máximo de massa na rachadura que conseguir.

  3. Use tinta de cimento ou adesivo combinado com uma mistura de concreto para reparar buracos e rachaduras de pequenos a médios. Crie uma tinta de cimento ao misturar cimento e água para criar uma consistência de sopa. Abra as rachaduras a aproximadamente 1,5 cm com um martelo e um cinzel. Se possível, faça o fundo da rachadura maior do que a abertura para criar um espaço que "aloje" o remendo. Cubra a rachadura ou buraco com tinta de cimento ou adesivo de concreto. Para adesivo de concreto, siga as instruções do fabricante para aplicação, já que alguns adesivos precisam curar parcialmente antes de adicionar o remendo de concreto. Preencha a rachadura ou buraco com uma mistura de concreto feita de uma parte de cimento, uma de areia e, se possível, com uma mistura de concreto feita de 1 1/2 parte de cimento, duas de areia e três de cascalho.

  4. Repare buracos maiores reforçando o remendo com um pedaço de vergalhão de aço. Usando uma furadeira para concreto, perfure um buraco de 1,5 cm de largura e pelo menos 7,5 cm de profundidade até o centro do buraco. Corte uma secção de vergalhão para que ele entre no buraco e se estenda em 2,5 cm abaixo da superfície do remendo; insira-o. Cubra o buraco com a tinta de cimento ou adesivo de concreto, e preencha-o com uma mistura de concreto. Use placas de espuma se quiser ajuda para moldar o lado do canto de um dos blocos.

  5. Faça o acabamento das superfícies de trabalhos de remendo maiores nivelando-as com tábuas de 4 x 9 cm ao longo da superfície em um movimento para frente e para trás. Faça isso até que o cascalho se afunde e o cimento mais molhado suba, e use uma espátula para suavizar a superfície. Conclua quaisquer extremidades ou cantos com uma ferramenta de bordas de concreto. Se desejar, crie uma textura ou trilho com uma vassoura.

  6. Cubra a área e deixe que o remendo cure por três a cino dias. Borrife a área remendada periodicamente com água para mantê-lo úmido.

Loading...

Dicas

  • Uma escova de arame é bem útil para soltar pedaços de concreto.
  • Condições climáticas úmidas fornecem as melhores ocasiões para trabalhar com concreto.

O que você precisa

  • Cimento
  • Cascalho
  • Adesivo para concreto
  • Espátula
  • Flutuador de concreto
  • Tábua de 4 x 9 cm

Referências

Loading ...
Loading ...