on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Remoção de ácido muriático

O ácido muriático é uma forma diluída de ácido clorídrico, que pode ser encontrado no estômago. Ele é usado para remover cromo, mas tem algumas limitações. Se quiser usar ácido muriático para remover cromo, existem alguns procedimentos específicos que devem ser seguidos para não danificar o material subjacente ou seu corpo. Após fazer isso, o objeto do qual você removeu o cromo pode ser banhado novamente.

O ácido muriático é eficaz em remover cromo, mas não níquel (moto & chrome image by Sébastien Maurer from Fotolia.com)

Limitações de ácidos

Muitos metais cromados são compostos de cromo, níquel e zinco ou cobre. O zinco ou o cobre estão no âmago do metal, com o níquel por cima. O cromo é tipicamente uma camada fina em torno do níquel para adicionar brilho extra e resistência à ferrugem. O ácido muriático pode penetrar no cromo e no zinco, mas não tem muito efeito sobre o níquel. Em alguns casos, quando o cromo é removido do níquel, é quase impossível dizer que qualquer coisa foi removida. Remover o cromo pode também causar uma ferrugem em alguns metais, como aço, que pode ser prejudicial para o item, se não for tratada de imediato.

Loading...

Preparo

Antes de iniciar o processo de remoção de cromo, certifique-se de que seus propósitos não serão estragados por níquel exposto. Se pretende pintar o objeto, é indicado escolher um curso de ação diferente. Deve-se também garantir que o material de base não seja algo que possa ser comido pelo ácido muriático, como plástico, borracha ou zinco.

Remova os objetos cromados de quaisquer objetos maiores, que possam ser danificados pelo ácido. Mova as peças cromadas para uma área bem ventilada, ou ao ar livre. Não deixe o ácido cair em plantas, animais ou pessoas.

Processo

Na maioria dos casos, pode-se usar uma concentração de 100% de ácido muriático. No entanto, é indicado primeiro diluir o ácido com água para 1/2 potência, ou mesmo 1/3, por segurança. Diluir o ácido fará com que seja menos eficaz, mas ainda pode ser forte o suficiente para remover todo o cromo. Certifique-se de usar luvas resistentes a produtos químicos, óculos e um protetor facial quando utilizar ácido muriático. Lave o objeto com água para remover o ácido.

Se o objeto for pequeno, pode-se colocá-lo no ácido. Aguarde até que o objeto pare de borbulhar e, em seguida, retire-o. O cromo deve ter sido removido. Se o objeto for muito grande para esse método, fique esfregando o ácido sobre a superfície do objeto até parar de borbulhar. Para evitar a ferrugem, passe imediatamente tinta ou outro banho de metal. Descarte o ácido muriático em uma local de tratamento de resíduos perigosos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...