Mais
×

Remoção do cheiro de queimado de uma panela de metal

Atualizado em 17 abril, 2017

Esquecer uma panela no fogão, mesmo que por apenas alguns minutos, pode fazer com que a comida se queime. Embora você a lave e remova a comida queimada, o cheiro pode durar, inutilizando a panela. Nesse caso, trate-a com ingredientes comuns que absorvem e reduzem o odor, como limão, sal, fermento em pó e vinagre. Com alguns passos, será possível remover o cheiro de queimado de sua panela.

Instruções

Comida queimada em uma panela pode deixar cheiros ruins (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Encha a panela com alguns centímetros d'água.

  2. Adicione uma fatia de limão e 1/4 de xícara de sal à água. Outra opção é utilizar detergente líquido ao invés de limão e sal.

  3. Deixe a água ferver e depois esfriar. Jogue a água fora e esfregue o fundo da panela com a esponja e detergente. Se isso não for suficiente para remover o cheiro, continue limpando com bicarbonato de sódio.

  4. Encha a panela com água. Adicione 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio para cada xícara de água. Misture com uma colher. Cubra e deixe repousar por 24 horas no pátio ou na garagem.

  5. Coloque a panela no fogo e deixe ferver. Depois de ferver, reduza o fogo e deixe cozinhando em fogo baixo por 15 minutos. Não deixe que a água evapore. Jogue a água fora e lave a panela com água morna e sabão líquido.

Dicas

  • Também é possível utilizar 1 xícara de vinagre branco ao invés de bicarbonato de sódio. Derrame o vinagre na panela e adicione água suficiente para cobrir o fundo e outras áreas que possam ter sido afetadas. Coloque a panela em uma sacola plástica e amarre bem forte. Deixe repousar por 24 horas do lado de fora de casa. Jogue o vinagre fora e lave a panela com água morna e detergente líquido.

O que você precisa

  • Limão
  • 1/4 de xícara de sal
  • Detergente líquido
  • Esponja
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article