×
Loading ...

Remoção de manchas de graxa de pneu

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma mancha de graxa de pneu pode aparecer ao esfregar a roda do carro, onde os resíduos da graxa de qualquer tipo são transferidos para a sua roupa. Se essa mancha passa despercebida, ela pode acabar em outros lugares. Antes de tentar removê-la, é preciso entender de quais substâncias ela consiste, assim como o material que precisa ser limpo. Algumas táticas de remoção podem causar danos à superfícies ou tecidos.

A graxa pode causar manchas difíceis de remover (John Howard/Photodisc/Getty Images)

Pré-lavagem

Comece raspando o excesso de graxa sem esfregá-la no tecido. Isso pode ser necessário somente se a mancha inclui uma gota de alcatrão. Depois de remover o excesso, trate o tecido com uma emulsão pré-lavagem com removedor de manchas. Se a mancha estiver em uma área acolchoada, borrife diretamente na mancha em vez de usar um produto de pré-lavagem. Bicarbonato de sódio ou amido de milho costumam funcionar para essa finalidade. Deixe o tecido absorver o produto por pelo menos 15 minutos. Isso também funciona em carpetes, a não ser que a mancha contenha alcatrão. Nesse caso, esfregue a mancha com uma esponja embebida em solvente para limpeza a seco até que o tecido absorva o produto.

Loading...

Tecido

Depois de tratar o tecido com uma emulsão pré-lavagem, lave o tecido em uma temperatura alta, mas segura. Se a remoção falhar, não tire a peça da secadora, porque isso pode deixar a mancha permanente. Repita o processo até que a mancha desapareça. Se há alcatrão na mancha, um detergente enzimático pode ser aplicado na peça depois da pré-lavagem e antes de lavar em água quente. Se isso não funcionar, aplique um solvente para lavagem a seco na área até que a mancha saia e lave na água mais quente possível.

Estofado

Para completar o processo de limpeza em estofados, aspire o amido de milho ou bicarbonato depois de deixar agir por cerca de dez minutos. Então, use um pano limpo para aplicar solvente de limpeza a seco na mancha, até que ela seja totalmente removida. Pode ser que você tenha que repetir o processo diversas vezes para remover a mancha por completo.

Carpete

Remover manchas no carpete requer o mesmo processo básico de remover as manchas em estofados. No entanto, se a remoção estiver muito difícil, o processo pode ser seguido de uma mistura de uma colher de chá de detergente de louças com uma colher de chá de vinagre e dois copos de água quente. Essa solução pode ser espalhada com uma esponja, para remover o líquido e resíduos da mancha. Uma última passada de esponja com água fria, usando um pano limpo em seguida, pode ajudar a remover a mancha.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...