Remoção de tinta de pavimento em pistas

Saiba como são removidas as faixas de trânsito

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A renovação constante da pintura de pavimentos em pistas e rodovias é um trabalho sem fim que requer muito trabalho e paciência. Antes que a tinta seja aplicada ao pavimento, é necessário remover a pintura antiga. Existem várias formas de fazer isso, mas há algumas técnicas específicas que são mais utilizadas.

Limpeza da pista

Uma das primeiras coisas que devem ser feitas é limpar a pista onde a tinta será aplicada. Devido à natureza das pistas automotivas, muitas sujeiras e impurezas podem se incorporar ao material do pavimento, quer seja uma pista de asfalto ou concreto. Essas impurezas entrarão nos poros na pista, formando uma barreira sobre a tinta. Remova as impurezas aplicando água e ar comprimido.

Máquinas lavadoras de alta pressão

Outro método para realizar a limpeza da superfície de uma pista é a utilização de uma máquina lavadora de alta pressão. Trata-se de uma máquina que esguicha água pressurizada a uma velocidade bem maior que uma mangueira comum. A pressão permite que a água penetre mais fundo nos poros da pista para remover sujeira e britas. Em muitos casos, a água pressurizada é capaz até mesmo de remover a própria pintura, parcial ou completamente. Caso consiga retirar toda a tinta, o serviço estará feito.

Lixadeira

Caso a máquina lavadora de alta pressão não seja capaz de remover toda a tinta, considere a possibilidade de utilizar uma lixadeira industrial. Essa máquina, manual ou montada em outro maquinário, rotaciona e pressiona a pista e, conforme o seu giro, remove uma camada da pista após outra. O objetivo é remover apenas as camadas onde há tinta e deixar as outras intactas. Quando a tinta for completamente removida, pode-se aplicar a nova pintura.

eHow Brasil
×