Mais
×

Removendo Insulfilm de uma porta de vidro

Atualizado em 17 abril, 2017

O Insulfilm é uma película fina feita de plástico opaco e colorido ou laminado para aplicar em janelas ou portas de vidro. Geralmente, isso é feito para filtrar os raios solares UVA e UVB, ou para evitar que as pessoas fiquem bisbilhotando para dentro de um sala ou carro. Algumas pessoas também aplicam o Insulfilm por questões de estética. A remoção desse material pode se fazer necessária se a película começar a dilacerar e apresentar fissuras, bolhas (por conta de uma instalação inapropriada) ou simplesmente porque o usuário não deseja mais tê-la. O processo de remoção pode levar um tempo, mas é possível com as ferramentas e técnica corretas. Abaixo você encontrará um resumo rápido de como remover o Insulfilm de uma porta de vidro.

Preparando o vidro

É preciso uma lâmina devidamente afiada para remover o Insulfilm. Quanto mais larga, mais eficientemente ela removerá o plástico da janela. Para simplificar o processo, aplique duas coisas na janela antes de começar: a primeira, calor. Claro, a maneira mais fácil é usar a luz do sol. Se estiver trabalhando em um dia de tempo aberto, posicione a janela diretamente no sol por uma hora antes de começar. Se você não tem acesso à luz do sul, um secador de cabelo ou aquecedor elétrico podem dar conta da função.

Removendo o insulfilm

A outra ferramenta necessária para remover as películas mais fáceis é a amônia ou solvente com amônia. Para acelerar o processo, aplique amônia no vidro antes de aquecê-lo. Ao trabalhar com essa substância, fique em uma área bem ventilada, já que a exposição prolongada à amônia pode entoxicar. Depois de cobrir o vidro com o produto, embale-o em uma sacola de fibras de plástico e inicie o processo de aquecimento. Não aproxime demais o secador ou aquecedor, ou você terá uma mistura de plástico derretido na janela, junto com o Insulfilm. Depois de aquecer, retire a sacola e comece a arranhar levemente a película a partir do topo. Ao ser cortado, o plástico deve se soltar em folhas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article