Removendo manchas de lápis de cor em colchas

Escrito por susan kerr | Traduzido por lucas gomes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Removendo manchas de lápis de cor em colchas
Remover marcas de lápis de cor não é sempre impossível (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Os acolchoadores experientes usam giz e marcadores laváveis​​, ao invés de lápis de cor, porque estes são altamente visíveis e fáceis de remover quando a colcha está terminada. No entanto, alguém inexperiente pode usar um lápis de cor, sem saber que suas marcas são muito difíceis de remover. Da mesma forma, colecionadores de colchas antigas podem encontrar marcações em peças antigas criadas por costureiros novatos. No caso de gizes modernos e marcadores, uma simples lavagem geralmente irá removê-las. O lápis de cor exige técnicas de remoção intensivas, mas suaves.

Outras pessoas estão lendo

Tempo

Quanto mais cedo as marcas de lápis de cor forem removidas do tecido acolchoado, melhor. Os lápis de cor são feitos de giz, cera ou argila combinados com aglutinantes e pigmentos, em vez de grafite. Como resultado, os pigmentos e ceras podem penetrar mais profundamente em tecidos de algodão, dificultando a remoção. Se as marcações forem mais antigas, muitas vezes é melhor lidar com as marcas restantes do que arriscar danificar fibras delicadas.

Remoção mecânica

A remoção de marcações nos tecidos de lápis é semelhante aos métodos usados ​​na remoção de cera. O lápis de cor raramente deixa resíduos de cera, então colocar uma colcha no freezer e raspar a cera não é uma opção. No entanto, colocar a colcha entre duas toalhas de papel brancos e limpos e aplicar um ferro de passar roupa quente pode remover a cera do tecido. Esfregar as marcações com um pano ou borracha não é recomendado, pois pode desgastar as fibras do tecido.

Remoção química

A água é conhecida como o solvente universal porque muitas substâncias dissolvem-se nela. Colocar uma colcha antiga de molho em água pura pode não remover muitas marcações de lápis de cor, mas pode apagá-las um pouco. Marcações em colchas mais novas podem ser reduzida ou eliminadas por uma lavagem normal na máquina e pendurando para secar em um varal. A secadora não só encolhe tecidos e malhas, mas também torna algumas manchas e marcas impossíveis de remover. Cooperativas de tecidos recomendam umedecer um pano com um produto de limpeza a seco e ir passando nas marcações. Isso não é aconselhável em uma colcha antiga, pois o tecido pode ser danificado.

Sabão em pó

Acolchoadores e outros costureiros ou tintureiros, por vezes, fazem uso de lauriléter sulfato de sódio para limpar as fibras vegetais e animais. Embora seja suave nas fibras, esse produto não tem muitos dos benefícios dos detergentes de hoje. Um bom sabão em pó, que tenha enzimas, branqueadores ópticos e surfactantes tem um efeito melhor na remoção de sujeira e manchas. Eles também podem ser demasiados agressivos na sua ação de limpeza. Por esta razão, esta só deve ser uma escolha potencial quando você não tiver certeza da qualidade do tecido de uma colcha antiga.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível