Mais
×

Como remover areia de canos de drenagem

Atualizado em 21 novembro, 2016

Areia e cascalho são levados pelas calhas até os canos de drenagem. Esses canos passam por debaixo da casa e, em alguns casos, sob o jardim, levando a água para outros locais. A areia pode eventualmente entupi-lo e reduzir sua eficiência. Para remover os detritos e fazer a água fluir como antes, precisará forçar a areia para fora dos canos.

Instruções

Podem-se formar depósitos de areia dentro dos canos de drenagem com o tempo (drainpipe image by ROSEYC from Fotolia.com)
  1. Encha de água recipientes grandes, como baldes de 20 litros. Utilize água quente, caso ache que há outras coisas além de areia nos canos, como mofo e sujeiras.

  2. Desconecte o cano da extremidade da calha, ou em outro ponto do encanamento, para conseguir acessar o seu interior.

  3. Remova com as mãos o máximo de areia possível das imediações da abertura do cano.

  4. Despeje, em um só grande movimento, o máximo de água que conseguir pela abertura do cano. A água em grande quantidade agitará a areia e guiará uma boa parte dela para próximo da saída. Despeje água uma segunda vez e observe se mais areia é removida pela outra extremidade. Continue até não sair mais areia. Apenas realize esse procedimento se a água ainda estiver fluindo pelo encanamento entupido.

  5. Insira a ponta da lavadora de alta pressão no cano. Ligue-a para a água pressurizada quebrar os depósitos que estão entupindo-o.

  6. Deslize a ponta de uma cobra de encanamento no cano, até atingir os depósitos de areia. Pressione-os com a cobra até sentir que estejam quebrando-se, mova então a cobra em torno do local para soltar quaisquer detritos. Utilize a lavadora de alta pressão para forçar as partículas soltas a saírem pela extremidade final do cano.

O que você precisa

  • Água
  • Baldes grandes
  • Lavadora de alta pressão
  • Cobra de encanamento
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article