Mais
×

Como remover azulejos de uma parede

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

É mais difícil remover azulejos de uma parede do que do chão, pois esses últimos podem simplesmente ser quebrados e empurrados com uma pá. Além do mais, o material utilizado nas paredes é mais delicado que o aplicado no piso, sendo a remoção sem danos ao gesso que provê suporte difícil. Assim, recomenda-se começar com alguns ladrilhos da parte do meio, e a partir daí remover o restante um a um.

Instruções

Com cuidado, é possível remover os azulejos de uma parede (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Posicione a lona rente à base do muro para proteger o piso dos ladrilhos que caírem.

  2. Cavuque, com sua serra, a argamassa entre vários dos ladrilhos no meio do muro, fazendo movimentos de vai e vem. Retire a massa no entorno de dois a quatro ladrilhos, sem danificar a parede por trás.

  3. Retire então os ladrilhos ao redor, colocando o cinzel em um vão aberto e aplicando-lhe um pouco de força com o martelo.

  4. Prossiga retirando os outros ladrilhos da mesma forma, aproveitando o espaço criado para colocar o cinzel embaixo da próxima peça, e experimente empurrá-lo aos poucos ao longo de toda a lateral das peças em vez de tentar arrancá-las de uma só vez. Tente, quando possível, não quebrá-las para facilitar o descarte.

  5. Remova todas as peças, e raspe o muro para retirar a argamassa restante.

Aviso

  • Use óculos de proteção, luvas grossas e mangas compridas ao fazer o serviço para se proteger das pontas afiadas de eventuais estilhaços.

O que você precisa

  • Lona
  • Serra de rejunte, com uma lâmina quadrada de carboneto presa à alça
  • Cinzel fino e afiado
  • Martelo
  • Raspador
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article