Dicas para amarrar alimentos com barbante

O barbante pode ser utilizado em vários tipos de cortes de carne

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O barbante para amarrar carne é um acessório que possui várias utilidades. Quando uma receita recomenda amarrar alguma coisa como parte do processo, o correto é usar barbante para enrolar o alimento. Se você seguir algumas dicas e técnicas, será possível usá-lo da melhor forma na preparação dos alimentos.

Barbante

Considerando que, na maioria das vezes, o barbante será aquecido, recomenda-se usar um fio que seja feito de materiais naturais. Procure algum feito de algodão e sem nenhum revestimento de plástico, já que este pode derreter com o calor do forno e penetrar no alimento. Compre o barbante de uso culinário de algodão em uma loja especializada ou pergunte a um açougueiro que tipo ele usa.

Como amarrar carne bovina

Para se adequarem às várias formas e tamanhos, diferentes cortes de carne requerem diferentes métodos de amarração. Para um assado de costela, por exemplo, amarre o barbante em volta da peça de carne de modo que cada fio passe entre os espaços de cada osso da costela; a carne manterá a sua forma depois de o barbante ser removido. Já para o filé mignon, a parte mais estreita deve ser dobrada sob a parte principal, de modo que a peça de carne fique consistente de ponta a ponta, garantindo que asse uniformemente. Passe pedaços de barbante envolta do filé com um intervalo de mais ou menos 4,5 cm entre os fios. Dê nós simples que deixem a peça firme.

Como amarrar frango ou peru

Amarrar a carne de frango ou de peru com barbante também é muito comum. A técnica permite manter o formato da carcaça da ave sendo recheada ou não. Algumas dicas para esse tipo de prato incluem puxar a pele do pescoço da ave sem recheio para cobrir a abertura da cavidade antes de fazer a amarração, prender as asas junto à carcaça, cruzar a ponta das coxas e amarrar antes de levar ao forno. Algumas pessoas gostam de utilizar uma agulha para passar o fio pelas asas e coxas para deixar tudo bem preso.

Outros usos

Além de amarrar carnes para criar ou manter um formato, o barbante é eficaz para prender os ingredientes que você pretende tirar de um prato antes de servi-lo. Um exemplo comum em que o fio é usado é no "bouquet garni", um pequeno feixe de ervas frescas. As ervas são amarradas em uma musselina com o barbante. Elas são colocadas dentro da sopa ou cozido para dar sabor e retiradas antes de servir o prato. Além disso, o barbante mantém juntos os bifes de lombo de porco que serão enrolados e recheados em um formato uniforme quando assados.

eHow Brasil
×