A razão pela qual o meu vaso sanitário borbulha quando escoa

O encanamento deve estar livre para permitir a entrada do ar

Comstock/Comstock/Getty Images

Se o seu vaso sanitário borbulha quando escoa, você deve ter notado que o escoamento é mais lento do que deveria, e para isso há uma explicação muito simples. O encanamento o qual foi instalado para permitir o escoamento, provavelmente está entupido ou foi mal instalado. Sem passagem livre, a água fluindo do vaso cria um vácuo que a retém e absorve ar pelo vaso, o que causa as bolhas.

O motivo da drenagem

Os encanadores inventaram o encanamento em forma de "P" ligado a todo esgoto, chamados de "armadilha P", para impedir que gases e vermes de esgoto entrem nos encanamentos. Eles logo descobriram que a água correndo no encanamento cria um vácuo que absorve a água, a menos que fosse adicionado um outro tipo de encanamento com único propósito de permitir ao ar preencher o vácuo. Este encanamento adicional é conhecido por "passagem" e é requerido pelo código moderno de encanamentos para todos os drenos e esgotos. Normalmente, esse encanamento corre horizontalmente à partir do dreno, após a "armadilha P", e depois muda de direção na vertical através do teto.

A força da sucção

Quando a água corre num encanamento, ela empurra ar à frente e cria um vácuo atrás. Caso não tenha ar para preencher esse vácuo, uma força de sucção é criada, a qual pode ser suficientemente forte para desacelerar a água ou mesmo pará-la. A água também pode ser desviada para outros canos, mas antes que isso aconteça, o ar desloca a água e assim causa as bolhas. Quando os canos se esvaziam, então, o cheiro de esgoto já começa a se fazer sentir.

Sintomas de problemas no encanamento

Escoamento lento acompanhado de bolhas, é um indicativo de que o encanamento tem problemas. Visto que o vaso sanitário libera uma grande quantidade de água em pouco tempo quando você aciona a descarga, sons de borbulhar através do sistema são o primeiro sinal de que há problemas no encanamento. O borbulhar representa bolsas de ar dentro do sistema de esgoto, não fora dele. Você sempre vai ouvir sons de borbulhar vindos do vaso quando há problemas de esgoto.

Consertando o encanamento

É possível corrigir problemas de entupimento de esgoto subindo no teto e desobstruindo o encanamento a partir da abertura. Em alguns casos, detritos podem ter caído e entupido o encanamento nas curvas para cima. Normalmente, dá para desentupir o sistema com um jato de água para baixo, usando uma mangueira de jardim ou outro instrumento similar. Para prevenir futuros entupimentos, você pode introduzir grades no cano, todavia, tomando cuidado para não impactar o fluxo de ar apertando demais a grade. Verifique as aberturas periodicamente e limpe, se necessário.

eHow Brasil
×