Como remover bolor de itens de vime

Escrito por lisa wampler | Traduzido por lara scheffer

O bolor em móveis de vime pode ser um problema e sua remoção nem sempre é fácil ou permanente. Muitas vezes, ele ocorre em objetos de vime deixados em uma área externa durante todo o ano, exposto a vários elementos. A armazenagem em um porão úmido também pode causar o desenvolvimento de bolor e até mofo. Se seu móvel de vime foi afetado, não o jogue fora tão rápido; experimente uma simples solução caseira.

O que é o vime?

Curiosamente, o vime não é, de fato, um material, mas o resultado final do ato de tecer assentos de cadeiras e móveis. Os materiais comuns usados na construção de mobílias antigas de vime incluíam a palha de cana e a fibra de papel prensada. Às vezes, os móveis de cana ou de lascas de madeira são chamados de "vime", mas os materiais usados no tecido do assento e a decoração ou a estampa refere-se a eles mais corretamente.

Removendo manchas de bolor

Para remover o bolor do vime, encha um borrifador com uma parte de alvejante para roupas e nove partes de água, depois borrife todo o móvel onde houver bolor, até que esteja bem úmido. É melhor fazer isso em uma área externa e no sol, pois ele ajuda no processo de descoloração. Repita o processo até que você comece a ver as manchas de bolor desaparecerem. O alvejante pode ser substituído por amônia. Deixe a mistura agir no móvel por pelo menos cinco minutos. Os resíduos do alvejante podem danificar o vime, então, lembre-se de enxaguar bem o móvel.

Dicas

Logicamente, a melhor forma de remover o bolor dos móveis de vime é não permitir que ele se forme. O vime, embora fique ótimo em áreas externas, não é um móvel para ser usado dessa forma. A chuva, a luz solar direta e o orvalho são extremamente prejudiciais a ele. Se realmente quiser usar móveis de vime externamente, coloque-os para dentro de casa quando não os estiver usando.

Não armazene os móveis de vime em um porão, pois a umidade é o abrigo do mofo e do bolor. O calor interno seco pode secar o vime e fazer com que ele rache e ranja quando estiver sob pressão. Limpe-o ocasionalmente com um pano úmido, mas não molhado.

Advertência

Nunca combine amônia e alvejante, pois essas substâncias químicas juntas produzem gases tóxicos e letais.

Limpe os móveis de vime em uma área bem ventilada, preferencialmente em um local externo.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível