Mais
×

Como remover bolor de uma persiana

Os organismos vivos precisam de condições específicas para prosperarem, e o bolor não é uma exceção. Esse fungo cresce em condições úmidas e quentes, com uma tendência a se prender a superfícies sujas. Quando as persianas penduradas em um cômodo com um alto nível de umidade ficam empoeiradas ou sujas, transformam-se em um ótimo local para o crescimento de esporos de bolor. Para evitar danos às persianas, o bolor deverá ser cuidadosamente removido da superfície.

Instruções

As persianas filtram a luz em sua casa enquanto acrescentam um detalhe decorativo à janela (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Coloque uma camada de plástico em uma área externa e ensolarada. Quando isso não for possível, coloque em um cômodo seco que receba algumas horas de luz solar direta.

    A luz solar é um agente natural contra o mofo e o bolor (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)
  2. Remova as persianas da janela e deite-as sobre o plástico. Deixe que elas fiquem no sol por algumas horas para matar os esporos de bolor. Passe o aspirador de pó sobre elas, usando uma ponta para tapetes, para remover os esporos da superfície.

  3. Coloque luvas de borracha em suas mãos pra protegê-las de entrar em contato direto com os esporos de bolor. Misture 1 xícara de álcool e 1 de água morna em um balde. Faça mais solução em uma proporção de um pra um se tiver várias persianas para limpar.

    As luvas de borracha mantêm suas mãos livres do contato direto com o bolor (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
  4. Mergulhe uma esponja na solução de álcool diluído. Torça-a para que ela esteja o mais seca possível. Aplique-a gentilmente sobre as persianas para matar o bolor, certificando-se de alcançar as áreas entre cada dobra e entalhe das peças.

  5. Pressione um pano limpo contra as persianas para remover o excesso de umidade. Deixe que elas sequem sobre um plástico limpo antes de pendurá-las novamente na janela.

Dicas

  • Use um desumidificador em cômodos propensos à umidade.
  • Borrife suas persianas com um spray desinfetante uma ou duas vezes por mês para evitar a volta do bolor.
  • Mantenha suas persianas livres de poeira e sujeira passando o aspirador de pó regularmente com uma ponta para tapeçarias. O bolor é mais propenso a crescer em superfícies sujas.

O que você precisa

  • Plástico para cobrir superfícies
  • Aspirador de pó
  • Luvas de borracha
  • Balde
  • 1 xícara de álcool
  • Esponja
  • Panos limpos
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article