on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como remover bordados

As telas de bordado são usadas para criar padrões em tecidos para facilitar o bordado. Às vezes, a tela tem linhas grossas que permanecem visíveis mesmo após o trabalho de bordado ter sido feito, ou se a artesã decidir apenas fazer parte do padrão, deixando um pedaço da tela visível. Na maioria dos casos, a cola utilizada para fixar a tela no tecido sai com uma boa lavagem.

Instruções

Após o bordado pronto, é necessário lavá-lo (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Coloque de molho telas azuis para bordado em uma mistura de água morna com sabão em pó neutro.

    Loading...
  2. Esfregue delicadamente as áreas afetadas com os dedos, para ativar a caraterística presente em muitas das colas mais antigas, que foram fabricadas para sair na lavagem, mas que podem ser alteradas pelo tempo do produto e por certos tratamentos aos tecidos, como passar. Enxague e pendure a tela em um varal para secar.

  3. Coloque o bastidor ao redor da área padronizada e use um cotonete embebido em água sanitária para esfregá-la. Esse produto pode manchar a cor do tecido e qualquer bordado, então tenha muito cuidado testando-o primeiro em um pedaço pequeno e controlado para ver se funciona sem danificar. Enxague bem e pendure o tecido em um varal para secar.

  4. Mergulhe o tecido por 20 minutos em uma mistura de 1/2 xícara de vinagre branco de 5% não diluído e 4 L de água morna. Remova o tecido imediatamente, se vir a cor no tecido escorrendo. Enxague bem e coloque para secar.

  5. Mergulhe um cotonete limpo em metiletilcetona (tampe imediatamente a lata) e esfregue a tela. Essa substância funciona bem para dissolver muitos tipos de tinta. Fique de olho no escorrimento da cor do tecido ou de qualquer bordado. Enxague bem, lave com um sabão neutro, enxague novamente e coloque para secar.

Loading...

Dicas

  • Contate o fabricante da tela, se estiver usando um modelo novo. Pergunte qual método deve ser utilizado para remover a estampa. Ao criar seus próprios transfers, use uma cola para sair na lavagem. No caso de tecidos grossos, pode ser possível eliminar linhas da tela, mas isso enfraquecerá o tecido e só deve ser feito em última instância.

Aviso

  • Não utilize lápis de grafite ao criar seus próprios transfers, pois não sairão na lavagem.

O que você precisa

  • Sabão em pó
  • Bastidor
  • Cotonetes
  • Água sanitária (opcional)
  • Vinagre branco de 5% não diluído
  • Luvas de borracha
  • Metiletilcetona (opcional)

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...