Mais
×

Como remover o brilho facial no photoshop

Atualizado em 17 abril, 2017

O brilho facial aparece na fotografia devido à oleosidade da pele ou ao suor, e pode ser minimizado antes da fotografia ser tirada usando um pó facial fosco. No Adobe Photoshop, você pode remover tanto o brilho causado pelo flash da câmera quanto pela oleosidade. Mesmo um novato no Photoshop consegue remover o brilho facial para revelar um rosto perfeito.

Instruções

Use o Photoshop para corrigir um rosto brilhoso (en face image by Julia Britvich from Fotolia.com)

    Método com Pincel

  1. Abra o Photoshop CS5. Clique em "Arquivo" e depois em "Abrir". Encontre a fotografia que você quer editar.

  2. Clique em "Paintbrush/Pincel" na barra de ferramentas à esquerda. Use o controle deslizante abaixo do pincel para redimensioná-lo de acordo com sua área de trabalho. Diminua a "dureza" do pincel para aproximadamente 40 por cento.

  3. Defina o "Modo" do pincel para "Normal", e a "Opacidade" para mais ou menos 30 por cento. Mude a porcentagem da opacidade e da dureza do pincel para resultados mais claros ou mais dramáticos. Clique no botão "Airbrush/Aerógrafo", ao lado de "Flow/Fluxo".

  4. Use a ferramenta "Eyedropper/Conta-gotas" e encontre uma área na face que não esteja brilhante e clique. Isso remete a uma cor para "pintar" uma pele não oleosa.

  5. Pincele as áreas com brilho em um movimento circular. Dê uma atenção especial à "Zona-T", que é a testa, o nariz e a bochecha. Um toque de luminosidade é a chave para um efeito natural. Se a opacidade ou a dureza do pincel estiverem muito altas, causará uma aparência grotesca de foto "photoshopada". Clareie a "Opacidade" da camada que você já pintou para diminuir a pincelada ainda mais.

    Método do Clone Stamp/Carimbo Clone

  1. Abra o Photoshop CS5 e carregue a imagem que você quer editar. Crie uma nova camada selecionando a opção "Layer/Camada" e depois "New Layer/Nova Camada".

  2. Use a ferramenta "Clone Stamp/Carimbo Clone" clicando na tecla "S" ou usando a barra de ferramentas à esquerda da imagem. Mude o "Modo" do carimbo clone para "Darken/Escurecer", e reduza a "Opacidade" para aproximadamente 30 por cento. Estabeleça para "All Layers/Todas as Camadas"

  3. Encontre uma área da face que não esteja brilhante e que combine com o restante do rosto. Você irá substituir as áreas com brilho por essa amostra de cor. Pressione a tecla "Alt" em seu teclado enquanto clica com o botão esquerdo do mouse para delimitar a amostra que você quer utilizar.

  4. Segurando o botão esquerdo, traga o mouse para a área brilhante para cobri-la com a amostra do tom normal de pele.

Dicas

  • Você pode encontrar pincéis personalizados para o Photoshop (veja em Recursos) que possuem textura de pele. Eles dão maior leveza e uma aparência mais natural à área que você está pintando.

Aviso

  • Evite a aparência de máscara ajustando a "Opacidade" para baixa. Você pode ir construindo a cor por camadas de pinceladas.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article