×
Loading ...

Como remover o cabelo de espigas de milho

Atualizado em 10 maio, 2017

Após raspar a casca de uma espiga de milho, deve-se eliminar o cabelo, que refere-se ao material branco, semi-transparente, fino e fibroso que se situa entre a casca e o vegetal. Esse material, por ser muito abundante em cada espiga, pode ser difícil de sair e ficar preso em seus dentes ao comer o milho. Para evitar isso, veja várias dicas para remover o cabelo do milho antes de cozinhá-lo. Como existem muitas maneiras diferentes para fazer isso, tente quantas forem necessárias para obter sucesso.

O cabelo branco e fino fica entre a casca e o miolo do vegetal (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Use papel toalha

Se a remoção do cabelo com as mãos secas não funcionar tão eficientemente quanto esperado, tente usar uma toalha de papel. Molhe-a e torça-a, de modo que fique úmida, mas ainda resistente. Dobre-a em uma toalha menor, de modo que seja possível envolvê-la em torno da circunferência do milho, permitindo uma maior robustez e facilitando o trabalho em todo o milho de uma só vez. Limpe da ponta até a parte mais grossa, onde o talo reside. Vá para trás várias vezes até que todos os fios sejam removidos. Dobre toalhas de papel ou use novas quando precisar de mais robustez.

Loading...

Use um tecido felpudo

Caso tenha um pano felpudo em mãos, use-o sobre o papel toalha, para ter mais robustez para remover o cabelo. Umedeça o pano e dobre-o ao meio. Coloque-o sobre a espiga, envolvendo completamente sua circunferência. Esfregue a espiga da ponta até o fim caule. Se necessário, enxágue o pano e torça-o, para deixá-lo úmido. Repita o processo.

Use água morna

Após remover a maioria dos cabelos, tente colocar o sabugo debaixo de água quente. Segure o caule com uma mão, com a ponta voltada para cima. Com a outra mão, enquanto a água corre de um lado da espiga, use os dedos para remover fios remanescentes. Gire a espiga conforme necessário até terminar de remover os fios.

Esfregue a espiga

Se não for possível remover os fios de cabelo, o problema pode ser o método utilizado. Em vez de esfregar a espiga para baixo, tente esfregá-la para frente e para trás em seu comprimento, em um movimento circular. Faça isso inserindo o polegar e os dedos em torno da circunferência do sabugo. Esse movimento permitirá que os fios sejam puxados em várias direções, tornando-os cada vez mais suscetíveis à quebra.

Use uma escova vegetal

Existem vários tipos de cerdas e escovas vegetais. Algumas atendem a certos vegetais, como batatas, mas pode-se usar qualquer uma no milho, contanto que suas cerdas sejam duras. Escove a espiga para cima e para baixo com movimentos ao longo de todos os lados, até cobrir todo o sabugo. Essas cerdas levantarão os cabelos teimosos entre os grãos e os quebrarão. A escova deverá remover a maioria dos cabelos, mas use os dedos para capturar e remover os que permanecem na espiga.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...