Mais
×

Como remover a calafetagem de silicone

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A calafetagem de silicone impede a infiltração de água por sua flexibilidade e longa vida útil. No entanto, nem todos os vedantes de silicone são projetados para o uso em banheiros e não contêm o elemento químico para impedir o crescimento de mofo e bolor, e com o tempo ficarão feios e sujos. Pode-se limpá-lo, mas quando o mofo começa a crescer, é muito difícil retirá-lo totalmente.

Nestes casos, muitas pessoas decidem se livrar de sua antiga calafetagem e instalar uma nova. Infelizmente, a remoção da calafetagem de silicone pode ser uma tarefa diária. No entanto, se você estiver preparado, descubra aqui como removê-la.

Instruções

Aprenda a remover a calafetagem de silicone (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)
  1. Verifique se a calafetagem que você deseja remover é realmente de silicone. Use a faca para cortá-la. Se ela é macia e emborrachada, provavelmente é de silicone, no entanto, se é um pouco dura, deve ser de látex. Supondo que a calafetagem seja à base de silicone, ela pode ser removida cortando, raspando e esfregando.

  2. Limpe a calafetagem e a área próxima (borda do lavatório e paredes). É preciso limpar essa área antes de remover a calafetagem antiga, pois ela deve estar limpa quando você instalar a nova calafetagem. Ao limpar as paredes agora, não será preciso fazer isso depois de ter removido a antiga vedação, e a água não se infiltrará nas paredes.

  3. Comece cortando cada lado da esfera de silicone com a faca e, em seguida, retire o que puder em um fio longo. Não se esqueça de segurar a lâmina da faca em um ângulo baixo para não cortar sua banheira ou a área do chuveiro.

  4. Use o raspador de vidro ou suporte de lâmina de barbear (novamente realizado em um ângulo baixo) para retirar o que sobrou da calafetagem.

  5. Mergulhe a esponja abrasiva de plástico no álcool isopropílico ou aguarrás e esfregue qualquer resíduo da calafetagem de silicone. Você precisa se certificar de que todas as marcas da calafetagem antiga foram retiradas, pois o silicone novo não vai aderir ao antigo.

  6. Também é uma boa ideia limpar a área próxima (bordas da cuba e paredes) com álcool isopropílico para ter certeza de que a nova calafetagem vai aderir às paredes, à banheira ou ao chuveiro.

Dicas

  • A calafetagem de silicone é resistente e pode ser difícil de cortar. Certifique-se de que sua lâmina esteja afiada e use luvas para proteger as mãos.
  • Quando tiver removido a calafetagem antiga, verifique se a nova que você instalou é fabricada para o uso em banheiros e resiste ao mofo. Se não tiver certeza, pergunte em casa ou em loja de ferragens.

Aviso

  • Quando você estiver removendo a calafetagem, provavelmente ficará numa posição constrangedora. É importante não fazer o trabalho com pressa, por isso certifique-se de ter tempo para se levantar e se espreguiçar para não sentir dor nas costas.
  • Algumas pessoas sugerem que se tente suavizar a calafetagem de silicone usando um produto para limpar forno doméstico aplicado diretamente sobre a calafetagem. Esteja ciente de que esses produtos podem danificar superfícies de plástico, acrílico ou fibra de vidro.

O que você precisa

  • Faca
  • Raspador de vidro ou porta lâmina de barbear
  • Álcool isopropílico
  • Esponja abrasiva
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article