×
Loading ...

Como remover o calcário acmulado no chuveiro

Atualizado em 17 abril, 2017

O calcário é uma combinação de sujeira, sabão e cálcio. Também pode ser o resultado da água rica em magnésio (água dura), que deixa uma crosta no chuveiro e na banheira. Limpar os azulejos, banheira e portas do chuveiro pode ser fácil, mas a limpeza do chuveiro em si pode ser um pouco mais complicada.

Instruções

Limpe o seu chuveiro com vinagre (Comstock/Stockbyte/Getty Images)
  1. Encha uma panela com 1 litro de água quente e 1 xícara de vinagre. Não se esqueça de escolher um recipiente que seja grande o bastante para submergir o chuveiro na solução.

    Loading...
  2. Solte o chuveiro da tubulação. Se o chuveiro estiver ligado diretamente a um tubo na parede, retire todos os parafusos na parte de baixo com uma chave de fenda. Em seguida, solte o chuveiro. Em muitos casos, é possível fazer isso com a mão. Se não funcionar, use um alicate ou uma chave inglesa. Uma vez que o chuveiro estiver solto, mergulhe-o na solução.

    Se você não conseguir soltar o chuveiro por algum motivo, despeje a solução em um saco plástico grande e anexe-o à tubulação de água usando um elástico.

  3. Deixe o chuveiro submerso na solução por cerca de 15 a 30 minutos. Se a peça for de metal, você pode levar a panela ao fogo e ferver a solução -- com o chuveiro submerso -- por dez minutos. Isso irá remover a sujeira e desobstruirá os furos individuais do chuveiro. Se o aparelho for de plástico, apenas deixe-o de molho na solução.

  4. Retire o chuveiro da solução. Certifique-se de que a água esteja fria antes de retirá-lo. Enxague-o (tanto o de plástico quanto o de metal) com água fria. Se ainda houver sujeira, pegue uma escova de dentes velha e esfregue-o gentilmente. A solução terá amolecido a sujeira, o que facilitará sua remoção.

  5. Fixe o chuveiro, de volta, à tubulação utilizando o mesmo método empreendido para removê-lo.

Loading...

Dicas

  • Quando for remover o chuveiro com um alicate, certifique-se de colocar um pano ou uma toalha ao redor da peça para não arranhá-la.

Aviso

  • Se o seu chuveiro for feito de bronze ou outro metal caro, faça um teste antes. Esfregue o vinagre do lado de dentro do chuveiro, deixe-o agir por uma hora. Então cheque-o para verificar se ocorreu qualquer descoloração. Se houver descoloração, utilize um produto específico para limpar o chuveiro.

O que você precisa

  • Panela de metal
  • Vinagre branco
  • Água quente
  • Escova de dentes velha
  • Sacola plástica
  • Elástico

Recursos

Loading ...
Loading ...