×
Loading ...

Como remover calos das almofadas das patas dos cães

Os calos se desenvolvem nas almofadas das patas dos cães quando eles caminham, sem proteção, sobre superfícies ásperas. Pavimentos ou concreto quente no verão e superfícies mais frias no inverno. Todas essas superfícies ajudam a engrossar as almofadas e a criar calos. Quando normais, os calos protegem almofadas sensíveis da pressão e de danos. Porém, às vezes, eles ficam grossos ou irregulares e provocam dor, principalmente nos cães mais velhos ou naqueles que passam muitas horas de pé. A maioria dos veterinários prefere utilizar tratamentos para acabar com o problema, recorrendo a cirurgias somente em caso de infecção.

Instruções

Proteja as patas do seu cão para evitar que os calos voltem (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Prepare uma solução para banhar as patas diariamente com meia xícara de sais de Epsom para 2 litros de água morna. Os sais de Epsom são compostos de sulfato de magnésio, que atua como esfoliante natural, reduz a dor e o inchaço, além de limpar e suavizar a pele.

    Loading...
  2. Massageie as almofadas com um creme enquanto ainda estão úmidas. Utilize um creme hidratante específico para ser aplicado nas almofadas das patas dos cães. Esses cremes contêm lanolina, colágeno e ceras naturais. Distraia o cão por meia hora para que o produto seja absorvido pela pele.

  3. Dê ao cão um suplemento de zinco para que a pele fique saudável. Esses suplementos podem ser comprados nas clínicas veterinárias e nos pet shops. Algumas raças, como os huskies siberianos e os malamutes do Alasca, têm defeitos genéticos que impedem a absorção do zinco. Já outras raças podem ter carência de zinco se comerem ração de baixa qualidade ou tomarem suplementos de cálcio.

  4. Coloque sapatos no seu cão para ele caminhar sobre superfícies duras. O animal achará muito mais confortável andar sobre pavimentos quentes ou frios, bem como pedras e chão irregular. Use sapatos leves no verão e impermeáveis na época de chuva. As solas devem ser levemente acolchoadas, de modo a oferecer um alívio extra.

  5. Evite que os calos reapareçam com a aplicação semanal de tratamentos nas patas do cão. Tome cuidado para que as patas desprotegidas não entrem em contato com superfícies duras por mais de uma ou duas horas de cada vez. Se o cão estiver acima do peso, uma dieta pode ajudar a aliviar a pressão sobre os pés.

Loading...

Dicas

  • Se as almofadas da pata do cachorro apresentarem sangramento, feridas, vermelhidão ou se estiver inchadas, consulte um veterinário para saber se são causadas por algum problema, como de fígado ou lúpus.

Aviso

  • Nunca tente raspar os calos das almofadas usando uma lâmina ou uma ferramenta humana de pedicure. Se os calos não desaparecerem depois de duas semanas de tratamento, leve o cachorro ao veterinário para saber se será necessário removê-los cirurgicamente.

O que você precisa

  • Sais de Epsom
  • Creme protetor para as patas
  • Suplemento de zinco
  • Sapatos para cães

Referências

Loading ...
Loading ...