Mais
×

Como remover carrapatos em hamsters

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os carrapatos são parasitas que se prendem à pele dos animais hospedeiros e alimentam-se de sangue. A saliva desses aracnídeos contém um agente anestésico, o que significa que eles podem passar despercebidos pelo animal. Os carrapatos podem causar coceiras, manchas avermelhadas na pele e feridas pequenas. Eles mesmos se assemelham a manchas pretas pequenas. Embora não representem um risco de morte, os sintomas que eles causam são desagradáveis, e os carrapatos podem afetar outros animais e até seres humanos. Os hamsters afetados devem ser tratados o mais cedo possível, pois a coceira pode provocar a perda da pelos e até mesmo uma sarna.

Instruções

Trate seu hamster assim que você descobrir que ele está com carrapatos (Hamster image by Annekathrin Kohout from Fotolia.com)
  1. Isole seu hamster infestado de carrapatos de outros animais de estimação para evitar que eles se disseminem.

  2. Segure o hamster firmemente com uma mão para que ele não escape e localize os carrapatos que você deseja remover, usando os dedos para examinar entre os pelos do animal.

  3. Com uma pinça, pegue o carrapato o mais próximo possível da cabeça. Os carrapatos são difíceis de remover porque suas cabeças ficam enterradas na pele do animal e podem ser deixadas onde estão, o que causa uma possível infecção.

  4. Puxe-o lentamente com a pinça até remover o carrapato. Não puxe rapidamente, caso contrário, você irá partí-lo ao meio e deixar a cabeça sob a pele do animal.

  5. Leve seu hamster ao veterinário, caso você esteja com dificuldades de remover os carrapatos ou se houver muitos deles. O veterinário poderá prescrever uma loção que matará os parasitas sem prejudicar o hamster.

Dicas

  • Lembre-se de manter a gaiola do hamster limpa para evitar outra infestação parasitária. Use um spray antiparasita ou um desinfetante neutro, mas verifique primeiro se ele é adequado para hamsters. Se você tiver outros animais de estimação, verifique se eles têm carrapatos também como, já que os parasitas são facilmente transmitidos pelo contato com outros animais.

Aviso

  • Não use nenhum medicamento, loção ou xampu, a menos que eles sejam formulados especificamente para o tratamento de hamsters. Em caso de dúvida, consulte um veterinário. Se você usar um spray ou uma loção no seu hamster, assegure-se de que a cabeça do animal esteja protegida para evitar que o produto entre em contato com os olhos, o nariz ou a boca.

O que você precisa

  • Pinça
  • Loção antiparasitária para hamsters
  • Desinfetante neutro
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article