Mais
×

Como remover o cheiro de fumaça de uma lareira

Atualizado em 17 abril, 2017

Pode ser difícil remover o cheiro de fumaça proveniente de uma lareira. Geralmente, esse fato é causado pela ventilação inadequada, mandando a fumaça para o interior da casa ao invés de de levá-la para fora, como deveria ser. Outra causa, pode ser devido aos materiais que estão sendo queimados que não deveriam ser. Felizmente, existem algumas formas de descobrir o porquê e mandar a fumaça embora.

Instruções

A ventilação inadequada, pode mandar a fumaça para o interior da casa ao invés de de levá-la para fora, como deveria ser (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Troque os filtros da lareira. Eles podem ficar sujos após uso prolongado, bloqueando a ventilação adequada. Alguns filtros (como filtros de fibra de vidro) devem ser substituídos, enquanto outros precisam ser limpos manualmente. Verifique os filtros para ver se eles estão sujos e substitua com um filtro de tamanho padrão para a sua lareira.

  2. O desuso do forno durante um período prolongado pode causar odores iniciais que, eventualmente, vão embora. Ligue a lareira e deixe queimar por uma ou duas horas para queimar todo o acúmulo no sistema de ventilação.

  3. Verifique para ver se alguma coisa está bloqueando a ventilação. Uma abertura ou a chaminé pode estar bloqueada. Dependendo do seu sistema de ventilação, isso pode ser tão simples quanto esfregar com um longo pincel, se não, será preciso contratar um serviço de limpeza da chaminé para fazer uma limpeza adequada de um sistema antigo com áreas inacessíveis que estão conectadas.

  4. Feche a ventilação da lareira quando não estiver usando. Às vezes, o cheiro de fumaça pode ocorrer quando a lareira não está queimando porque o ar está entrando através do sistema de ventilação para a casa. Feche o sistema de ventilação, se possível para o seu sistema. Instale um protetor de vidro na frente de qualquer parte aberta em sua casa para manter o ar dentro da lareira.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article