Mais
×

Como remover cheiro de mofo de lonas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se você for mexer com um pedaço de lona, desdobrar ou desenrolar um toldo, barraca ou mochila e acabar encontrando um odor muito forte de mofo, talvez seja a hora de limpar e deixar o item tomando um pouco de ar. O mofo é causado pelo armazenamento prolongado em ambientes úmidos, o que gera o crescimento de bolor. Refresque a lona que estiver úmida, não só para eliminar o cheiro, mas também para higienizar e proteger o produto da degradação ou descoloração no futuro.

Instruções

Impeça que sua lona cheire a mofo, mantendo-a por um período ao ar livre (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Limpe qualquer detrito na lona com uma vassoura de cerdas duras ou uma escova. Use só vassouras ou escovas com cerdas de plástico ao invés de arame ou outros materiais abrasivos, para evitar danificar as fibras.

  2. Pendure a lona do lado de fora para tomar um ar e lave delicadamente com água, usando a mangueira de jardim com bico de pulverização. Evite uma pressão muito alta, pois isso pode danificar as fibras da lona e agregar ainda mais sujeira.

  3. Encha o frasco pulverizador com o vinagre branco e pulverize toda a lona. O vinagre elimina o mofo e o bolor.

  4. Faça uma mistura de detergente e água quente em um balde. Esfregue a lona com água e sabão com uma escova. Faça movimentos circulares, começando no topo da tela e indo para baixo. Continue lavando a lona com água fresca durante o processo de lavagem. Lave a lona com o sabão para eliminar qualquer bolor remanescente. Quando terminar, faça uma lavagem completa e em seguida deixe secar.

  5. Deixe a lona estendida ao ar livre. Se qualquer cheiro de mofo permanecer, escolha duas opções para eliminar completamente o cheiro: use um limpador a vapor ou esfregue a lona com uma mistura de uma parte de bicarbonato de sódio, quatro partes de vinagre branco e quatro partes de água. Enxague em seguida.

  6. Deixe a lona secar caso a limpeza adicional tenha sido feita e em seguida pulverize a tela com uma camada de protetor de lona. O protetor protege a lona dos danos da água e da luz ultravioleta (UV).

O que você precisa

  • Vassoura ou escova
  • Mangueira de jardim com bico de pulverização
  • Frasco pulverizador
  • Vinagre branco
  • Saboneteira
  • Balde
  • Escova de esfregar
  • Limpador a vapor (opcional)
  • Bicarbonato de sódio (opcional)
  • Protetor de lona
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article