on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como remover a cola de um piso em mosaico

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Tradicionalmente, mosaicos eram feitos de mármore e cimento, com pedaços de mármore extras colocados na superfície antes do cimento secar. Mosaicos modernos são feitos de resinas, tais como epóxi ou uretano utilizados como ligante para torná-lo menos suscetível a manchas. Independentemente do tipo de mosaico que você tem, é preciso ter cuidado ao usar produtos químicos para limpar a superfície, pois o mármore ficará talhado se exposto a ácidos ou alcalinos. Se você estiver com cola seca em seu chão de moisaico, um pouco de cuidado e muita paciência irão limpá-la.

Instruções

Aprenda a remover a cola de um piso em mosaico (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Levante a cola, raspando suavemente com a espátula para remover os pedaços maiores do material. Comece com a lâmina, na parte inferior da cola, balançando a lâmina suavemente para trás e para frente para soltá-la. Não arranque ou lasque o mosaico.

    Loading...
  2. Raspe a cola restante com um raspador de tinta, tomando cuidado para não arranhar sua superfície. Trabalhe com o raspador de tinta em um ângulo de 30 graus e descasque a cola em camadas finas.

  3. Limpe o resíduo do chão com bicarbonato de sódio, esfregando suavemente com uma escova de cerdas macias. Enxágue bem.

  4. Examine o chão. Se a cola ainda estiver lá, considere testar a limpeza de uma área escondida (como um armário) com um removedor de cola industrial. Verifique cuidadosamente a superfície do mosaico antes de utilizar o removedor em uma área visível.

Loading...

Dicas

  • Vede seu piso de mosaico periodicamente, utilizando um vedante penetrante.

Aviso

  • O retoque do piso de mosaico envolve o uso de um sistema de moagem de diamante que não é recomendado para se fazer em projetos sozinho.

O que você precisa

  • Espátula de vidraceiro
  • Raspador de tinta
  • Bicarbonato de sódio
  • Escova de cerdas macias
Loading ...
Loading ...