Mais
×

Como remover um componente soldado em uma placa de circuito

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Circuitos eletrônicos são compostos de vários componentes individuais soldados em placas de circuito. Os componentes possuem um ou mais pinos metálicos, ou pernas, presos com solda em caminhos brilhantes e metalizados impressos em placas. Quando um componente para de funcionar e precisa ser trocado, a solda velha nas pernas dele deve ser derretida novamente para que ele possa ser removido antes que outro tome o lugar dele. Com um pouco de paciência e ferramentas baratas, é possível dessoldar qualquer componente eletrônico -- grande ou pequeno -- de uma placa de circuito.

Instruções

Alicate de corte (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Conecte o ferro de solda em uma tomada na parede e ligue-o. Deixe-o entre cinco e 10 minutos para que o aparelho atinja a temperatura máxima de operação.

  2. Desenrole um pouco do trançado de cobre do carretel, grande o suficiente para cobrir a conexão soldada que pretende remover. Deixe o material na antiga junta da sola que será removida e segure-o no lugar para não deixar que ele se mexa.

  3. Encoste a ponta quente do ferro de solda no filete de cobre, diretamente sobre a junta que quer remover, e segure o ferro nessa junta até que você veja a solda ser absorvida pelo trançado de cobre. Uma vez que ele fique saturado com a solda velha, levante rapidamente o material da junta para que toda solda seja removida.

  4. Use um cortador de fios para cortar o trançado com a solda velha e jogue-o fora. Repita o passo 3 para cada solda antiga a ser removida, depois repita para qualquer junta com solda remanescente que possa estar impedindo a remoção do componente.

  5. Remova o componente antigo da placa de circuito com seus dedos após ele ter esfriado. Jogue-o fora e deixe o novo no lugar antes de soldá-lo na placa.

Dicas

  • Se você planeja fazer remover várias soldas, talvez seja interessante investir em uma estação profissional de remoção de solda com um aspirador e pistola de calor. Isto tornará a tarefa mais fácil, mas com um custo maior.

Aviso

  • Tome cuidado com desfazer soldas para não superaquecer a placa segurando o ferro de solda no mesmo lugar por tempo demais. Tipicamente, apenas de três a cinco segundos são suficientes para que a solda antiga derreta e seja absorvida pelo trançado.
  • Nunca deixe o trançado de cobre esfriar antes de afastá-lo da junta. Fazer isso pode fazer com que você estrague a trilha do circuito da placa, inutilizando toda ela ou criando a necessidade de um reparo considerável.

O que você precisa

  • Ferro de solda fino com ponta afiada, 35-watts
  • Rolo de cobre trançado
  • Cortador de fio
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article