×
Loading ...

Como remover a corrosão de terminais eletrônicos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A corrosão em contatos eletrônicos pode afetar drasticamente o desempenho de um dispositivo, o qual pode tornar-se inoperante se a corrosão obstruir os conectores até o ponto em que o circuito elétrico esteja quebrado. A oxidação de peças metálicas devido à umidade e pilhas velhas com vazamentos são causas comuns da corrosão. A oxidação é evidente a partir da película verde pálida distinta que se desenvolve nos conectores, enquanto uma pilha com vazamento tende a produzir uma corrosão branca em pó. Alguns itens domésticos de baixo custo podem ser usados para remover a corrosão dos terminais.

Instruções

Pilhas com vazamentos são uma causa comum de corrosão em terminais eletrônicos (battery image by Aditia Patria Warman from Fotolia.com)
  1. Retire as pilhas se precisar remover a corrosão dos terminais da pilha. Se for limpar outros contatos eletrônicos, desconecte a energia do dispositivo para evitar um curto-circuito. Limpe o máximo de corrosão possível com um pano limpo.

    Loading...
  2. Mergulhe um cotonete em vinagre branco. Escove-o diretamente sobre os contatos corroídos. O vinagre é um ácido fraco que dissolverá e desprenderá a corrosão.

  3. Limpe a corrosão liquefeita. Seque os terminais completamente antes de reinstalar pilhas novas.

  4. Remova a corrosão persistente fazendo uma pasta de duas partes de bicarbonato de sódio para uma parte de água. Escove a massa sobre os contatos com um cotonete. Deixe a pasta secar.

  5. Limpe a pasta. Use a lata de ar comprimido nos contatos para retirar qualquer corrosão restante. Limpe os terminais com toalhas de papel.

Loading...

O que você precisa

  • Pano limpo
  • Vinagre branco
  • Cotonetes
  • Toalhas de papel
  • Bicarbonato de sódio
  • Lata de ar comprimido

Referências

Loading ...
Loading ...