Mais
×

Como remover depósitos de cálcio em chuveiros usando vinagre

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Depósitos de cálcio criam um resíduo áspero, que não só é antiestético como também pode entupir o chuveiro. Se você percebeu uma diminuição na pressão da água, veja se não há depósitos de cálcio. Não é necessário trocar o chuveiro, você pode remover os resíduos com o velho vinagre branco e uma sacola plástica.

Instruções

  1. Remova a carcaça do chuveiro desparafusando-o da base. Se ela se soltar facilmente, a limpeza também o será, mas não se desespere se o chuveiro parecer estar preso. Isso acontece provavelmente devido aos depósitos de cálcio, que devem ser tratados.

  2. Limpe a carcaça do chuveiro submergindo-a em vinagre branco e deixando de molho por 20 minutos. O ácido do vinagre irá amolecer os depósitos de cálcio, facilitando sua posterior remoção com uma esponja macia. Enxague-a com água gelada. Recoloque a cabeça do chuveiro e ligue-o. Você deve ver um aumento de pressão da água.

  3. Limpe a carcaça do chuveiro que parece estar presa à base enchendo uma sacola plástica com vinagre branco e colocando-a sobre a área. Mantenha-a no lugar com um elástico forte e deixe a solução agir por 20 minutos.

  4. Remova a sacola e esfregue a cabeça do chuveiro com uma esponja macia, para remover qualquer resíduo. Uma escova elétrica antiga funciona bem.

  5. Enxague a carcaça do chuveiro com água limpa.

  6. Repita o processo para remover quaisquer resíduos, se necessário.

  7. Ligue o chuveiro e teste-o.

Dicas

  • Use uma escova de dentes elétrica para esfregar a cabeça do chuveiro. O movimento circular da escova amolecerá os depósitos de cálcio.
  • Use um palito de dentes para limpar os feixes do chuveiro.

Aviso

  • Não tente forçar uma carcaça presa. Trate-a com vinagre branco para soltar os depósitos de cálcio.

O que você precisa

  • Vinagre branco
  • Saco plástico
  • Elástico
  • Esponja macia
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article