×
Loading ...

Como remover esmalte de unha do sofá

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Você provavelmente costuma pintar as unhas na mesa da sala de jantar ou na escrivaninha. Mas uma noite, enquanto assiste televisão, pode decidir pintá-las no sofá. Por não ter um lugar firme para por o vidro, derrubá-lo é quase inevitável. Agora seu sofá está tão colorido quanto suas unhas -- mas não tão bonito quanto. Para limpá-lo, pegue seu removedor de esmalte com acetona e mãos à obra.

Instruções

Use removedor de esmalte para limpar o sofá (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)
  1. Raspe o esmalte seco com a borda da colher. Enxugue o excesso do esmalte molhado com uma toalha limpa. Resista à tentação de esfregar a mancha, o que irá espalhar o esmalte.

    Loading...
  2. Teste um pouco de removedor de esmalte em um lugar imperceptível do sofá, para verificar se o tecido desbotará. É importante notar que a acetona não deve ser usada em estofados que contenham acetato, bem como os que não possam ser limpos com solventes. Estofados que não exijam limpeza profissional são indicados apresentam um "W" na etiqueta do fabricante.

  3. Aplique algumas gotas de removedor de esmalte à mancha. Enxugue com um pano limpo. O esmalte deve ser transferido para o pano. Continue aplicando removedor e enxugando até remover a mancha completamente.

  4. Após o uso da acetona, prossiga aplicando solvente para limpeza a seco na área. Enxugue com uma toalha limpa para remover o excesso de solvente. Como opção, Anne Field, uma pesquisadora da Universidade do Estado de Michigan, recomenda limpar a mancha com uma solução feita com uma colher de sopa de detergente neutro e uma xícara de água morna. Lave a área com água e enxugue, para retirar o excesso de umidade.

  5. Deixe a área secar completamente.

Loading...

Dicas

  • Se a acetona não for segura para uso em seu estofado, tente peróxido de hidrogênio. Aplique o peróxido à mancha e enxugue com uma toalha limpa. Continue até remover toda a mancha. Limpe a área com água fria e enxugue, para remover o excesso de umidade. Deixe secar completamente.

Aviso

  • Ao usar removedor de esmalte com acetona e solvente para limpeza a seco, certifique-se de que o cômodo esteja bem ventilado. Os vapores liberados por ambos causam irritação.

O que você precisa

  • Colher
  • Panos limpos
  • Removedor de esmalte com acetona
  • Solvente para limpeza a seco ou detergente neutro
  • Água

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...