Mais
×

Como remover um expoente negativo do denominador

Atualizado em 20 julho, 2017

É comum expoentes negativos aparecerem em operações algébricas. Eles parecem assustadores, mas podem ser facilmente convertidos em expoentes positivos. É possível trabalhar com expoentes negativos em sua forma original, mas, por vezes, é importante fazer a conversão para evitar erros. Como em qualquer situação em que seja preciso ao lidar com expoentes, é extremamente importante ter cuidado para evitar pequenos erros algébricos. De resto, o processo é bastante simples e requer apenas a compreensão das propriedades dos expoentes e da divisão de frações.

Instruções

Expoentes negativos frequentemente aparecem em equações (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Removendo exponentes negativos do denominador

  1. Os expoentes negativos podem ser escritos como o inverso de um positivo. Use um exemplo simples: x^-m = 1/x^m. Independentemente do expoente, ele pode ser escrito como o coeficiente sobre o mesmo valor elevado ao expoente positivo, como 2y^-9 = 2/y^9.

  2. Escreva o expoente negativo no denominador da fração como o inverso de um expoente positivo. Essa operação não altera o numerador da fração. Por exemplo, se a fração for y^2/x^-3, escreva-a como y^2/(1/x^3). Mantenha o denominador entre parênteses para evitar confundi-lo com elementos do numerador.

  3. Complete a divisão da fração. É possível simplificar o denominador de uma fração escrevendo-a como a multiplicação do numerador pelo inverso do denominador. Para utilizar o exemplo do Passo 2, escreva y^2/(1/x^3) como y^2 * x^3/1. O número 1 na segunda parte da operação pode ser removido, já que se trata apenas da identidade; o resultado é y^2 * x^3.

  4. É possível simplesmente mover o expoente negativo do denominador para o numerador e modificar o sinal. Por exemplo, z^4/x^-2 se torna z^4 * x^2. Ao utilizar esse atalho, você executa as mesmas operações como nas etapas anteriores, mas sem escrever a cada passo.

O que você precisa

  • Lápis
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article