Como remover o ferrão de uma abelha depois de dois dias

Escrito por dana severson | Traduzido por mari mieko
Como remover o ferrão de uma abelha depois de dois dias
Saiba como retirar o ferrão de uma abelha (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Normalmente, você desejará retirar o ferrão de sua pele assim que for humanamente possível. Além de doer muito, ainda há veneno ali após a picada. Quando o ferrão é deixado sob a pele, o veneno poderá, de fato, continuar penetrando-se no organismo e piorar o efeito da picada. Claro, a severidade da reação do indivíduo à picada variará de pessoa para pessoa, uma vez que as pessoas não têm a mesma sensibilidade ao veneno da abelha. No entanto, você ainda desejará retirar o ferrão, e há ocasiões em que, por um motivo ou outro, ele é deixado sob a pele por alguns dias. O método mais eficaz para se remover um ferrão depois de dois ou mais dias será basicamente o mesmo de quando você foi picado.

Instruções

  1. 1

    Use a unha. Esta é uma das formas mais convenientes para remover um ferrão de sua pele. Basta raspar a unha em toda a área da picada. A pressão rápida e a direção do movimento deverá extrair o ferrão.

  2. 2

    Utilize um cartão de plástico, como um cartão de crédito, cartão de biblioteca ou cartão de identificação. Isso funciona sob o mesmo princípio que a unha. Basta raspar a borda do cartão ao longo da área da picada para extrair o ferrão.

  3. 3

    Tente usar uma pinça. Faça isso somente se não conseguir remover o ferrão com a unha ou o cartão de plástico (e se a picada foi há alguns dias). A razão pela qual você deve evitar o uso de uma pinça é o movimento de compressão que pode liberar o veneno do ferrão na pele.

  4. 4

    Coloque gelo sob a área. Depois de ter retirado o ferrão da pele, coloque imediatamente gelo na área para reduzir o inchaço e anestesiar qualquer dor que você possa estar enfrentando.

  5. 5

    Limpe a área com água morna e sabão e fique de olho na picada.

Dicas & Advertências

  • Ao usar a unha para retirar um ferrão, certifique-se de que suas mãos e a área embaixo das unhas estejam limpas. Assim como qualquer outra ruptura na pele, poderá haver infecção na região da picada. Para evitar isso, lave as mãos antes de tentar remover o ferrão de uma abelha.

O que você precisa?

  • Unha
  • Cartão de plástico
  • Pinças (quando necessário)

Lista completaMinimizar