Mais
×

Como remover ferrugem de um cadeado

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Ao longo do tempo, o metal exposto aos elementos pode enferrujar. Um cadeado usado ao ar livre, como para trancar um jardim, é constantemente exposto a condições de umidade. Isto pode resultar em oxidação - formação de ferrugem. Se a ferrugem não for removida imediatamente, ela continuará a se espalhar e corroer o ferro; além disso, quanto mais ferrugem se acumula em um cadeado, mais difícil será abri-lo. Um cadeado enferrujado nem sempre é uma causa perdida, você pode remover a ferrugem para mantê-lo em boa forma e funcional.

Instruções

Você precisará de lixa para esta tarefa (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Limpe o excesso de ferrugem do cadeado com um papel toalha úmido.

  2. Esfregue o exterior do cadeado com uma lixa para se livrar da maior quantidade de ferrugem possível. A lixa grão 80 é ideal para este trabalho, mas você também poderá optar por usar uma esponja de cozinha ou uma lixa de grão diferente se for o que tiver em mãos.

  3. Lave o cadeado em água morna e seque-o com um papel toalha ou um pano macio.

  4. Mergulhe o cadeado em uma solução de conversão de ferrugem se o lixamento não remover tudo. A solução converterá a ferrugem em compostos orgânicos que poderão ser facilmente removidos com um pano.

  5. Mergulhe o cadeado em ácido fosfórico. Faça isto apenas se o interior do cadeado estiver muito enferrujado e você não puder abri-lo. Apesar da solução de conversão de ferrugem converter a ferrugem externa em um óxido preto e inofensivo, que pode ser facilmente removido, você não será capaz de limpar a oxidação dentro do interior do cadeado. O ácido fosfórico dissolverá a ferrugem sem a necessidade de limpá-la, tornando-o ideal para as áreas que você não pode alcançar, como o interior de um cadeado.

  6. Revista o cadeado com um desengraxante, como WD-40, antes de recolocá-lo ao ar livre. Embora isto não impeça a ferrugem, retardará o processo.

Dicas

  • Pintar seu cadeado com tinta ou primer também inibirá a oxidação.

Aviso

  • Mantenha o ácido fosfórico longe de crianças e animais de estimação. Use luvas e vestuário de proteção ao trabalhar com qualquer tipo de substância corrosiva, para proteger sua pele.

O que você precisa

  • Papel toalha
  • Lixa grão 80
  • Solução de conversão de ferrugem
  • Ácido fosfórico
  • Desengraxante
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article