Mais
×

Como remover ferrugem de móveis de ferro com pasta ácida ou jato de areia

Atualizado em 22 julho, 2017

Remover ferrugem de qualquer superfície pode ser caro e consumir bastante tempo. Para removê-la de móveis de ferro, usar uma pasta ácida ou um jato de areia pode tornar o processo mais fácil. Você também economizará muito tempo e dinheiro fazendo o trabalho sozinho. As instruções aplicam-se para qualquer material enferrujado, não apenas o ferro.

Instruções

Cadeira com ferrugem (Jupiterimages /Polka Dot/Getty Images)

    Método da pasta ácida

  1. Familiarize-se com a segurança do ácido muriático. Esse químico é bastante tóxico e pode causar danos. Leia o aviso na embalagem e os rótulos de segurança na vasilha do produto.

  2. Construa um tanque caseiro para o ácido líquido e o móvel de ferro. Construa uma estrutura de madeira utilizando madeiras serradas de 4 cm x 9 cm que sejam maiores do que o móvel. A pasta deve ser feita ao ar livre, para ter a ventilação adequada. Para tornar o uso da pasta mais fácil, desmonte o móvel em pedaços menores. Mergulhe somente as partes dele que estejam enferrujadas.

  3. Forre a estrutura com um plástico resistente. Ele deve ter de 4 mm a 6 mm de espessura e a cor não importa. Use uma pistola de grampos para serviços pesados para segurar o plástico no topo da estrutura. Não o perfure na parte inferior ao topo da estrutura ou o ácido irá vazar.

  4. Use roupa de proteção, máscara e luvas para misturar aproximadamente 4 L de ácido em 8 L de água. Pode-se fazer a mistura no tanque ou misturá-la previamente em uma vasilha grande e repetir o processo até que o tanque esteja quase cheio da solução ácida.

  5. Submerja o móvel enferrujado ou as partes no tanque de ácido por quatro horas. Verifique-os após esse tempo para determinar se as superfícies estão livre da ferrugem. Se ainda houver alguma, mergulhe o móvel por mais 30 minutos e volte a verificar. Repita o processo até que esteja satisfeito com a remoção.

  6. Neutralize o ácido colocando de forma devagar bicarbonato de sódio nele. Ele irá formar uma espuma. Continue esse processo até que a espuma pare. Isso tornará os móveis seguros para trabalho.

  7. Lave o móvel com água e seque-o com pelo menos um ventilador em alta velocidade. Uma vez que esteja seco, remonte-o assim que possível. Você não quer que ele enferruje novamente.

    Método do jato de areia

  1. Alugue ou compre um jato de areia portátil. Um de 40 L será adequado para móveis grandes até pequenos objetos de metal. Também será necessário um compressor de ar para ele e a "areia", que é na verdade um abrasivo feito de pequenas partículas.

  2. Use roupa de proteção, capuz e luvas. O jato de areia é muito perigoso. Se for capaz de destruir ferrugem e tinta do metal, imagine o que poderia fazer com a pele.

  3. Siga as instruções para armar e operar o jato de areia. Consiga assistência na locadora de ferramentas ou manual do usuário porque cada jato de areia é diferente. A areia ou os materiais abrasivos recomendados serão aspirados pelo bocal do aparelho e o compressor de ar impulsionará a areia à alta velocidade.

  4. Realize o trabalho com o jato de ar ao ar livre. Ele faz sujeira e não vale a pena o trabalho de limpeza de todas as partículas finas na sua garagem ou oficina. Mesmo que você coloque plásticos ou panos ao redor da área de trabalho para manter o local limpo, as partículas vão passar por eles.

  5. Use o jato de areia na ferrugem, uma área de cada vez. Um jato portátil, para uso residencial, irá limpar uma região de 2,5 cm a 5 cm. Mova o bocal dele em movimento constante, como quando pintando com um jato de tinta. O jato de areia irá tirar tudo até expor o metal.

  6. Remova qualquer poeira ou partículas do metal com o compressor de ar. Prepare o metal com tinta para preparar o móvel.

O que você precisa

  • Ácido muriático (clorídrico ou ácido piscina)
  • Madeira serrada de 4 cm x 9 cm
  • Forro plástico de 4 a 6 mm
  • Pistola de grampos para serviços pesados
  • Equipamento de segurança para manipulação de líquidos ou gases corrosivos
  • Vestuário de proteção para lidar com jato de areia abrasivo
  • Jato de areia portátil
  • Compressor de ar
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article