Como remover uma mancha de tinta de linho

Escrito por lisa miller | Traduzido por joão marcos lima medina rosa
Como remover uma mancha de tinta de linho
Manchas de caneta esferográfica são mais fáceis de se remover do que as de canetas hidrográficas (Andrew Dernie/Photodisc/Getty Images)

As duas manchas de tinta mais encontradas em linho são as de tinta lavável (como a de canetas esferográficas) e tinta permanente (como a tinta de canetinhas e canetas hidrográficas). Esses dois tipos de manchas de tinta necessitam de processos diferentes para serem removidas e se diferenciam com relação ao grau de dificuldade. As manchas de canetas esferográficas e canetinhas são mais difíceis e, em alguns casos, podem não ser totalmente removidas.

Instruções

    Removendo manchas de tinta de canetas esferográficas

  1. 1

    Coloque o linho voltado para baixo em cima de um papel toalha.

  2. 2

    Coloque um pouco de álcool desnaturado ou etílico em uma esponja. Passe álcool o bastante para umedecer a esponja, mas não saturá-la.

  3. 3

    Passe a esponja umedecida de álcool atrás do tecido manchado. Enxágue com água fresca.

  4. 4

    Esfregue a mancha com sabão para lavar roupa, depois lave como você faz normalmente.

    Removendo manchas de canetas e canetinha hidrográficas

  1. 1

    Enxágue o linho debaixo de água corrente fria para remover o excesso de tinta.

  2. 2

    Passe o detergente na mancha e deixe-o assentar por alguns minutos. Enxágue completamente com água fria. Repita o processo até que a mancha do linho comece a enfraquecer.

  3. 3

    Dê um esguicho ou dois de detergente para cada 1 L de água morna. Misture para espumar o sabão. Coloque de uma a quatro colheres de sopa de amônia. Misture bem.

  4. 4

    Coloque o linho dentro da solução de amônio e deixe-o de molho por aproximadamente 30 minutos. Enxágue o linho em água fria.

  5. 5

    Lave o linho na temperatura de água mais alta recomendada. Verifique se a mancha saiu antes de colocar o tecido para secar.

Dicas & Advertências

  • Alguns sugerem o uso de spray de cabelo para remover as tintas de canetas esferográficas, mas a Ohio State University Family e a Consumer Sciences Extension são contrárias a essa informação. Apesar de alguns sprays de cabelo conterem álcool desnaturado, eles também podem deixar resíduos que alteram a cor do linho.

O que você precisa?

  • Papel toalha
  • Esponja
  • Álcool desnaturado ou álcool etílico
  • Sabão para lavar roupas
  • Amônia
  • Detergente
  • 1 L de água

Lista completaMinimizar