Como remover manchas de água na madeira

Escrito por darren white | Traduzido por luiza g. brando
Como remover manchas de água na madeira
É fácil remover manchas de água em mesas de madeira (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

A maioria das mesas de madeira entra em contato com uma miríade de copos molhados durante sua vida útil. Nas festas e durante as partidas de futebol, as pessoas raramente pensam em utilizar porta-copos, o que causa os temidos círculos de água na madeira. Remover as manchas das mesas é quase tão fácil quanto colocá-las lá. Não é necessário lixar ou fazer um novo acabamento, apenas esfregar aguarrás ou bicarbonato de sódio, ou até mesmo um pouco de calor do ferro de passar roupa.

Aplicar calor

O primeiro método envolve utilizar o calor do ferro de passar roupa para remover a mancha de água. Para fazer isso, pegue um pano de algodão limpo e sem fiapos. Utilize um pano branco para evitar possíveis problemas com os corantes do tecido. Certifique-se de que o pano não tenha nenhuma textura; uma blusa de malha é perfeita para esse procedimento. Coloque o pano na mancha de água. Pressione um ferro quente e seco (sem vapor) por cima da mancha coberta com o pano, por cerca de cinco segundos e remova imediatamente. Continue a fazer isso até que a mancha desapareça, o que pode levar até dois minutos. Certifique-se de que o ferro não emita nenhum vapor. A umidade formou a mancha, portanto, mais umidade proveniente do ferro não ajudará em nada.

Aguarrás e álcool

É bom executar esse método do lado de fora de casa, pois envolve aguarrás e álcool desnaturado. É possível encontrar aguarrás em lojas de ferragens ou tintas. Os dois líquidos têm o cheiro muito forte, portanto, certifique-se de providenciar ventilação adequada quando for utilizá-los. Coloque uma pequena quantidade de aguarrás em um trapo de algodão limpo, apenas o suficiente para umidificar um pedaço do trapo, e não encharcá-lo. Esfregue a mancha com o pano úmido por cerca de um minuto e espere mais dois minutos para que a aguarrás atue na mancha. Isso remove apenas as manchas superficiais que mancharam a cera e não se infiltraram no acabamento da madeira. Esse procedimento pode remover a cera e deixar a superfície um pouco opaca. Se for o caso, esfregue toda a superfície com aguarrás e aplique uma nova camada de cera. Se a aguarrás não cumprir toda a tarefa, será preciso utilizar o álcool desnaturado. Ele absorve o excesso de umidade na madeira causada pelo copo molhado. Aplique uma pequena quantidade de álcool em um pano limpo e esfregue a mancha. Deixe o álcool agir durante três a cinco minutos para absorver a umidade e remover a mancha. Antes de utilizar aguarrás ou álcool, faça o teste em um local escondido da superfície de madeira para garantir que nenhum dos dois líquidos danifique o acabamento.

Abrasivos

Esse método envolve utilizar uma mistura de lubrificante com um abrasivo suave para remover a mancha na madeira. Há inúmeras combinações que funcionam. Elas incluem maionese com cinzas de cigarro, creme dental com bicarbonato de sódio e óleo vegetal com pedra-pome. Aplique uma dessas misturas na mancha e esfregue com um pano limpo e seco. Utilize movimentos na mesma direção das fibras da madeira. Você também pode usar uma lã de aço extrafina com um pouco de cera em pasta para remover a mancha. Após removê-la, limpe a superfície com um limpador para madeira ou lustre-a com um pano limpo.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível