Mais
×

Como remover manchas amareladas em roupas guardadas

Um simples sabão em pó caseiro, com a adição de vinagre, não é somente saudável como também é um eficiente removedor de manchas amareladas que podem aparecer em roupas guardadas. O vinagre ajuda a eliminar manchas, atua como amaciante e ajuda a remover todo o sabão que pode irritar a pele sensível.

Instruções

Remova as manchas amarelas de forma natural (laundry image by samantha grandy from Fotolia.com)
  1. Rale o sabão no ralador de queijo. Alternativamente, você pode triturar o sabão em um processador de alimentos.

  2. Misture o sabão ralado com carbonato de sódio e bórax em um recipiente hermético.

  3. Deixe correr água fria em sua máquina, configurada para uma pequena carga de roupas, e adicione uma colher de sopa do sabão caseiro e 1/2 de xícara de vinagre branco. Quando a máquina estiver com água, adicione a roupa. Deixe a tampa aberta para permitir que a roupa fique de molho por pelo menos uma hora, ou até durante a noite.

  4. Feche a tampa e deixe o ciclo completar.

  5. Caso o amarelado tenha sido removido no processo de imersão, seque a roupa como de costume. Você não precisará de uma secagem especial. Caso ainda permaneça amarelada, pendure a peça para secar e alvejar ao sol. Caso o amarelado ainda esteja presente, esfregue a mancha com uma barra de sabão e repita o processo de molho e lavagem, acrescentando uma colher de sopa de alvejante ao molho.

Dicas

  • Caso a água da lavagem da roupa esteja muito suja, o que pode acontecer se a roupa estiver com poeira ou tiver sido exposta à fumaça de cigarro, deixe que a máquina drene e inicie um novo ciclo com sabão fresco para completar a lavagem.

O que você precisa

  • Uma barra de sabão
  • 1 1/2 xícara de carbonato de sódio
  • 1 1/2 xícara de bórax
  • Recipiente hermético
  • Vinagre branco
  • Ralador de queijo ou processador de alimentos
  • Alvejante (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article