Mais
×

Como remover manchas brancas de antitranspirante em roupas escuras

Atualizado em 20 julho, 2017

As manchas brancas de desodorante em roupas escuras são causadas pela acidez presente nos antitranspirantes, e não pelo suor. Previni-las é mais simples que removê-las. Há produtos no mercado que supostamente não deixam manchas brancas nas roupas escuras, por isso, talvez valha a pena experimentá-los, se esse problema ocorrer com frequência ou for difícil de solucionar. Os géis e desodorantes roll-on contêm mais água em suas fórmulas, sendo absorvidos pelas roupas com maior facilidade e provocando mais manchas do que os em aerossóis.

Instruções

Os antitranspirantes podem deixar manchas brancas em roupas escuras (half laundry basket image by Snowball from Fotolia.com)
  1. No caso de roupas que só podem ser lavadas a seco, leve-as para um profissional, que provavelmente disporá de tratamentos para o problema. Para os tecidos laváveis, enxágue as manchas brancas com água fria e, em seguida, lave a peça com água na temperatura mais quente possível, de acordo com as instruções da etiqueta, usando um sabão em pó comum. Antes de colocar a roupa na máquina de secar, inspecione a área das axilas para verificar se a mancha desapareceu.

  2. Se o tratamento com água fria não funcionar, experimente um processo de três etapas. Use água fria para umedecer a área manchada. Misture sabão em pó neutro com a água fria e adicione algumas gotas de amônia. Pressione a mancha com um pano absorvente umedecido com a solução a cada cinco minutos várias vezes. Enxague com água fria.

  3. Use água fria para umedecer a área manchada. Misture sabão em pó neutro com a água fria e adicione algumas gotas de vinagre branco. Pressione a mancha com um pano absorvente umedecido com a solução a cada cinco minutos, várias vezes. Enxague com água fria.

  4. Com um pano absorvente, aplique álcool sobre a mancha. No caso de tecidos delicados, deixe o álcool ser absorvido pela peça até a mancha ser removida. Em tecidos mais resistentes, escove a área manchada ocasionalmente. Lave com água.

  5. Após a aplicação do processo de três etapas, lave o tecido conforme as especificações da etiqueta, mas não coloque as roupas na secadora; deixe-as secar naturalmente. Inspecione a roupa para verificar se a mancha foi removida. Se ela ainda estiver presete, as etapas devem ser repetidas. Quando a mancha for removida, as roupas podem ser colocadas na secadora.

Dicas

  • Use amônia normal, sem cor ou fragrância.

Aviso

  • Não esfregue as peças de roupas delicadas, caso contrário, elas serão danificadas.

O que você precisa

  • Amônia
  • Vinagre branco
  • Álcool
  • Sabão em pó neutro
  • Panos absorventes
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article