×
Loading ...

Como remover manchas de calcário em panelas de alumínio

Atualizado em 17 abril, 2017

O cálcio e o magnésio em água dura podem deixar para trás depósitos de calcário nas suas panelas de alumínio. Você pode evitar as manchas desses resíduos secando suas panelas e frigideiras imediatamente após lavá-las, mas as marcas são fáceis de serem removidas. O alumínio é altamente durável e pode durar vários anos, caso seja bem cuidado.

Instruções

O cálcio e o magnésio em água dura podem deixar para trás depósitos de calcário nas suas panelas de alumínio (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Adicione partes iguais de água e vinagre à panela, usando o suficiente para cobrir as áreas manchadas. Coloque a panela no fogão e leve a mistura para ferver, em seguida, abaixe o fogo.

    Loading...
  2. Mantenha a panela em fogo baixo até que a mancha tenha sido levantada. Isto pode levar dez minutos ou até mesmo mais de uma hora, dependendo da quantidade de depósito de calcário.

  3. Enxágue a panela com água fresca assim que a mancha tiver desaparecido.

Loading...

Dicas

  • Para remover manchas e coloração do alumínio, ferva 1 litro de água com duas colheres de chá de creme de tártaro por dez minutos. Enxágue e seque como de costume.
  • Cozinhar alimentos ácidos, como molho de tomate, pode ajudar a clarear panelas de alumínio.

Aviso

  • Evite o uso de bicarbonato de sódio e lã de aço, pois eles arranham o alumínio.

O que você precisa

  • Vinagre
  • Água
  • 2 colheres de chá de creme de tártaro (opcional)

Referências

Loading ...
Loading ...