Como remover manchas comuns em roupas e vasos sanitários

Escrito por penny porter | Traduzido por mariana munhoz
Como remover manchas comuns em roupas e vasos sanitários
Aprenda a remover manchas comuns em roupas e vasos sanitários (toy toilet image by Wayne Abraham from Fotolia.com)

Os três tipos de manchas mais comuns encontradas tanto em roupas quanto em vasos sanitários, são aquelas causas por sangue, fezes ou urina. Para remover essas manchas, você precisará usar métodos diferentes dependendo da superfície que você precisa limpar. Remover esse tipo de mancha em vasos sanitários é mais simples, devido à textura lisa e escorregadia da cerâmica. Já a remoção de manchas de fezes, urina e sangue em peças de roupa pode exigir mais paciência, já que as substâncias são absorvidas pelo tecido, e você irá precisar recorrer a métodos de limpeza profunda.

Instruções

    Limpeza de roupas

  1. 1

    Para remover manchas de sangue das roupas, coloque água oxigenada por cima do sangue o mais rápido possível. A água oxigenada funciona melhor se a mancha ainda estiver úmida, mas se você fizer várias aplicações, ela também irá remover o sangue seco. Teste a água oxigenada antes da aplicação, usando um cantinho escondido da roupa, para garantir que ela não vai descolorir o tecido. Deixe a água oxigenada agir sobre a mancha por mais ou menos dois minuto e depois use uma toalha branca seca para absorver a mancha.

  2. 2

    Para tirar manchas de excremento, primeiro você precisa usar uma faça plástica para remover qualquer resíduo que ainda possa estar grudado no tecido. Borrife parte suja da roupa com uma mistura de uma parte de água e uma parte de vinagre para neutralizar o odor e ajudar a soltar a mancha. Use uma toalha branca para remover do tecido a sujeira que se soltou. Se você não conseguir remover completamente as manchas com esse método, tente segurar o tecido manchado em água corrente.

  3. 3

    Limpe manchas de urina nas roupas com uma pasta feita de bicarbonato de sódio e água, esfregando ela na área manchada. Mistura partes iguais de água e vinagre em um balde e deixe a peça manchada de molho até que a mancha não esteja mais visível no tecido, entre 15 minutos e uma hora.

    Limpeza de vasos sanitários

  1. 1

    No lado de fora do vaso sanitário, use uma faca de plástico para raspar e remover qualquer partícula grande de sujeira ou resíduo seco da superfície. Aplique um produto de limpeza em spray sobre as manchas e deixe ele agir por 5 ou 10 minutos, para que ele penetre bem na sujeira.

  2. 2

    Passe um pano de limpeza na superfície do vaso para remover o produto de limpeza e os resíduos da mancha. Para remover as manchas ainda visíveis, aplique mais produto de limpeza e use uma esponja de náilon para esfregar e remover a sujeira.

  3. 3

    Para limpar o lado de dentro do vaso sanitário, comece esguichando uma boa quantidade de um produto de limpeza específico para a área. Depois, use uma escova de higienização para esfregar as superfícies internas. Solte todos os resíduos secos e esfregue bem para remover manchas de urina. Dê a descarga para enxaguar as sujeiras que se soltaram.

O que você precisa?

  • Água oxigenada
  • Toalha branca
  • Faça de plástico
  • Água
  • Bicarbonato de sódio
  • Vinagre de álcool
  • Produto de limpeza para banheiros
  • Pano de limpeza
  • Esponja de náilon
  • Escova para higienização de vasos sanitários

Lista completaMinimizar