×
Loading ...

Como remover manchas de ferro em veludo

Atualizado em 17 abril, 2017

O veludo é um tecido elegante muito usado para roupas, estofados e decorações de interiores. O veludo exige cuidados especiais para manter sua aparência e textura luxuosas. Esse tecido possui uma superfície elevada que deve ser limpa à mão ou a seco. Se sua peça possui manchas de ferro, existem várias alternativas para removê-las. As manchas de ferro ou de ferrugem são causadas pelos minerais presentes na água ou pela máquina de lavar. Nesse caso, podem ser difíceis de remover. Caso as técnicas abaixo não eliminarem as manchas, leve o tecido para ser limpo a seco profissionalmente.

Instruções

  1. Misture a água e o vinagre em uma garrafa spray.

    Loading...
  2. Borrife a escova de tecido levemente com a solução de vinagre e água. Não borrife o tecido diretamente, pois o líquido pode manchar o veludo.

  3. Escove a mancha de ferro suavemente, de trás para frente. Esteja atento para escovar o tecido na direção certa, para manter a pelugem (a superfície elevada do veludo). Não pressione o tecido com muita força para não amassá-lo.

  4. Coloque o tecido de veludo livre de manchas na máquina de lavar. Acrescente um removedor de ferrugem para tecidos que seja apropriado para veludo. Confira as instruções do fabricante e a etiqueta do tecido para conhecer as especificações de limpeza. A maioria desses produtos podem ser usados em tecidos brancos ou que não desbotem.

  5. Siga as instruções de uso do removedor de ferrugem e lave seu tecido de veludo em um ciclo lento da máquina de lavar.

  6. Remova o tecido da máquina. Passe a escova de tecido para arrumá-lo e pentear a pelugem.

  7. Estenda o tecido sobre uma toalha para secar. Não coloque-o na secadora, pois poderá amassar o veludo. Observe o local da mancha para determinar se será preciso realizar mais procedimentos para removê-la. Se necessário, leve o veludo para lavar a seco por um profissional.

Loading...

Dicas

  • Uma escova de tecido possui cerdas macias e é usada para pentear a pelugem de tecidos. Ela limpa tecidos delicados sem amassar sua pelugem e pode ser encontrada na maioria das lojas de tecido. Caso não tenha essa escova, tente usar um pano macio no lugar.
  • Teste sua água para determinar se as manchas de ferro são o resultado de uma grande quantidade de minerais na água. Se necessário, instale um purificador para remover o excesso de ferro.

O que você precisa

  • 15 ml de vinagre branco
  • 500 ml de água
  • Garrafa spray
  • Escova de tecido
  • Removedor de ferrugem
  • Toalha

Referências

Loading ...
Loading ...