×
Loading ...

Como remover manchas de fuligem de roupas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se sua casa pegar fogo, é provável que você perca alguns itens valiosos, tanto de valor sentimental quanto monetário. Antes de contar as roupas manchadas de fuligem como parte do prejuízo, tente limpá-las. Embora não seja possível recuperar tudo o que perdeu, você pode salvar suas roupas. O primeiro passo é remover as manchas de fuligem e, no processo, o cheiro de fumaça persistente para tornar a peça utilizável de novo.

Instruções

Tente salvar algumas peças de roupas removendo a fuligem (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Agite as roupas que estiverem com muita fuligem. Faça isso ao ar livre e fique contra o vento para não respirar a substância e não manchar as roupas que você está vestindo.

    Loading...
  2. Mande para uma lavanderia as peças de roupas que julgar necessário e mencione que elas estão manchadas com fuligem para que as medidas adequadas sejam tomadas. Perceba que limpar roupas de algodão não é eficaz, de acordo com a Extensão da Universidade de Missouri.

  3. Separe as roupas para lavar em dois grupos: de material sintético e de algodão. Em seguida, divida-as em três grupos: com muita fuligem, com uma quantidade moderada e com pouca fuligem. Isso ajuda a evitar sujar mais as peças com pouca fuligem na máquina de lavar.

  4. Lave as roupas em água morna ou quente e use a quantidade de sabão em pó recomendada. Além disso, adicione 1 xícara de condicionador de água, vendido nas lojas, e 1/2 xícara de água sanitária sem cloro adequada para tecidos coloridos. Não sobrecarregue a máquina e defina a água no nível alto.

  5. Inspecione as roupas e lave uma segunda vez, se necessário. As peças muito sujas provavelmente precisarão de duas lavagens.

  6. Pendure a roupa ao ar livre para secar e ajudar a remover os odores de fumaça. Lave e seque naturalmente de novo, se ainda sentir o cheiro.

Loading...

O que você precisa

  • Sabão em pó
  • Condicionador de água
  • Água sanitária sem cloro

Referências

Loading ...
Loading ...