Mais
×

Como remover manchas de gordura de um tecido suede usando bicarbonato de sódio

Atualizado em 17 fevereiro, 2017

O suede, também chamado de camurça suede, é um material elegante e resistente que deixa botas, bolsas, casacos e outras peças com um visual luxuoso. Para manter esse tecido com uma aparência nova, é necessário ter alguns cuidados durante a limpeza e manutenção, já que seu acabamento felpudo é vulnerável à umidade, sujeira, óleo e gordura. Se suas botas de camurça favoritas estiverem com uma mancha de gordura, limpe-a usando bicarbonato de sódio. Além de absorver a gordura, o bicarbonato desodoriza a peça, deixando sua camurça praticamente nova, tanto no visual quanto no cheiro.

Instruções

O suede absorve facilmente gordura e umidade (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Seque a mancha de gordura usando toalhas de papel limpas. Remova-a o máximo possível para permitir que o bicarbonato de sódio aja com mais eficiência. Não esfregue o local sujo ou você espalhará ainda mais a gordura sobre o tecido, aumentando a mancha.

  2. Coloque a peça de camurça em uma posição plana e borrife o bicarbonato de sódio sobre toda a área manchada. Deixe-o agir de um dia para o outro.

  3. Chacoalhe a peça para retirar o excesso de bicarbonato do tecido e use uma escova para limpar camurça, terminando de remover o produto. O bicarbonato de sódio deverá ter absorvido toda a gordura, limpando completamente o tecido suede.

Dicas

  • Se restar um pouco de gordura sobre o tecido após a limpeza com o bicarbonato de sódio, repita o processo. Se ainda assim a mancha persistir, leve a peça suja a uma lavanderia para que um profissional faça a limpeza.

O que você precisa

  • Toalhas de papel
  • Bicarbonato de sódio (o suficiente para cobrir completamente a mancha)
  • Escova para limpar camurça
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article