Como remover manchas de iodo

Escrito por wendy cheairs | Traduzido por iury chagas figueiroa
Como remover manchas de iodo
O iodo é últil para limpar feridas, mas pode ser difícil remover suas manchas em móveis (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)

O iodo é útil para limpar feridas, mas pode ser difícil remover suas manchas em móveis. Esse texto mostra maneiras simples de remover manchas de vários lugares. Como o iodo é um corante, ele terá que ser tratado rapidamente para evitar uma mancha permanente.

Instruções

  1. 1

    Se a mancha está em: carpete (sintético ou lá), algodão, acetato, tecido acrílico, fibra de vidro, linho, modacrílico, náilon, olefina, poliéster, seda artificial, seda, elastano, triacetato ou lã. Faça uma solução de 6 ml de tiossulfato de sódio em 1/2 xícara de água morna e mexa até os cristais estarem completamente dissolvidos. Manuseie a solução com cuidado, já que tiossulfato pode causar irritação nos olhos, pele e pulmões. Absorva o líquido com uma esponja e aplique suavemente se movendo para fora do centro da mancha. Seque com um pano absorvente. Lave bem com água limpa e repita, se necessário.

  2. 2

    Se a mancha está em: plástico acrílico, azulejo, vidro, tinta, poliuretano, luminárias de porcelana, roupas de vinil ou revestimento de parede de vinil. Limpe a mancha com um pano ou esponja mergulhados em uma solução de água morna com sabão e algumas gotas de amônia. Lave bem a área e deixe-a secar.

  3. 3

    Se a mancha está em: alabastro ou mármore. Misture algumas gotas de amônia com 1 xícara de peróxido de hidrogênio. Mergulhe um papel mata-borrão do tamanho da mancha na solução e posicione-o em cima dela. Coloque um objeto pesado em cima do papel. Continue aplicando a solução até que mancha desbote. Deixa assim durante a noite e, então, remova a pasta seca, lave a área com água limpa e seque.

  4. 4

    Se a mancha está em: asfalto, cortiça ou linóleo. Esfregue a mancha com um pano mergulhado em uma solução de amônia e água como no Passo 2. Se a mancha persistir, sature o tecido na solução e posicione-o em cima da mancha até que ela seja removida ou até que o pano não esteja mais fazendo efeito. Lave e encere a área normalmente.

  5. 5

    Se a mancha está em: tijolo, concreto, ladrilho, granito ou ardósia. Lave com uma solução de carbonato de sódio ou detergente, mas não sabão, e água. Use um pano ou escova com cerdas macias para esfregar a área. Quando acabar, lave com água limpa e deixa a área secar.

  6. 6

    Se a mancha está em: argamassa. Limpe a área com um pano embebido em água morna e sabão. Se a mancha permanecer após isso, mergulhe uma escova de dentes molhada em bicarbonato de sódio ou detergente em pó e, em seguida, esfregue suavemente o local. Lave bem a área e deixe-a secar.

  7. 7

    Se a mancha está em: couro ou camurça. Como o iodo contém corante, ele afeta a composição desses materiais e não pode ser removido.

  8. 8

    Se a mancha está em: madeira. Misture detergente de lavar louça com água quente até que apareça uma grande quantidade de espuma. Mergulhe o pano apenas na espuma e, então, aplique a mistura à mancha de iodo. Lave a área com um pano úmido e lustre a área o mais rápido possível

O que você precisa?

  • Tiossulfato de sódio
  • Amônia
  • Peróxido de hidrogênio

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível