Mais
×

Como remover manchas de óleo de asfalto

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O óleo dos motores pode danificar pistas de asfalto com o tempo, por isso é importante proteger a superfície por baixo de um motor que esteja pingando, colocando uma panela ou um papelão grosso. Se os pingos de óleo já mancharam seu asfalto, trate-o o quanto antes para evitar que a mancha se torne permanente, danificando a superfície. Se você não possui um produto de remoção de óleo, existem algumas soluções caseiras que podem ajudar.

Instruções

Não deixe que o óleo do motor danifique seu asfalto (tarmac image by PeteG from Fotolia.com)
  1. Estenda um pano seco ou toalha de papel sobre a mancha de óleo para remover qualquer resquício que ainda esteja superficial. Não esfregue, apenas deixe o óleo ser absorvido, substituindo o pano ou toalha de papel, se necessário.

  2. Polvilhe uma camada grossa de areia para gatos, que irá absorver o óleo do asfalto. Deixe a areia no local por várias horas. Caso não tenha areia para gatos, use outro material absorvente, como talco em pó.

  3. Varra a areia para gatos com uma pá e jogue fora. Caso a mancha de óleo persista, coloque detergente de pratos sobre ela.

  4. Esfregue a mancha com o detergente, usando uma escova. Não esfregue para fora dos limites da mancha e não acrescente água enquanto estiver esfregando.

  5. Enxague com água após a superfície tiver sido bem esfregada. Caso o óleo ainda persista, deixe a região secar e então repita o processo. Enxague e repita, se necessário.

Dicas

  • Evite colocar água até que a mancha tenha sido bem esfregada com o detergente.

O que você precisa

  • Panos ou toalhas de papel
  • Areia para gatos
  • Talco em pó (opcional)
  • Vassoura
  • Detergente de pratos
  • Escova de esfregar
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article