Mais
×

Como remover manchas de óleo de gravatas de seda

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As gravatas de seda podem conferir um atrativo toque colorido ao seu terno, mas sua localização as tornam propensas a manchas. Além disso, seu tecido é extremamente delicado. A maioria das técnicas de limpeza, como as utilizadas em tecidos mais resistentes, podem danificar o material. Então, é preciso usar um pouco de imaginação para lidar com manchas complicadas como as causadas por óleo. Felizmente, basta empregar a técnica correta para conseguir removê-las em pouquíssimo tempo e sem danificar suas preciosas gravatas.

Instruções

As gravatas de seda são atraentes e elegantes, mas extremamente delicadas e propensas a manchas (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Estenda a gravata em uma superfície limpa e plana e coloque uma folha de papel-toalha sobre a mancha, para absorver o excesso de óleo. Não pressione ou tente esfregá-lo sobre a mancha.

  2. Umedeça o papel-toalha no removedor de mancha e, em seguida, aplique-o levemente sobre a mancha. Certifique-se de nunca esfregá-lo sobre a mancha, pois isso irá espalhá-la mais ainda.

  3. Polvilhe talco sobre a mancha, caso o removedor não a elimine completamente. Ele absorverá o óleo, removendo-o do tecido.

  4. Após deixar o talco em contato com a mancha por uma hora, remova-o da gravata. Utilize um pano limpo e sem fiapos para remover qualquer resquício do produto. Repita o procedimento até mal ser possível enxergar a macha.

Dicas

  • Caso não consiga remover a mancha em casa, contrate um profissional confiável para fazer o serviço.
  • Nunca tente utilizar água sanitária ou água para limpar a gravata, pois isso iria danificá-la completamente.

O que você precisa

  • Papéis-toalha
  • Removedor de manchas para seda
  • Talco
  • Panos
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article